Praça Sílvio Romero: horários de coleta e informações desencontradas

Site da Prefeitura: o dispositivo que informa sobre a coleta de lixo na Praça Sílvio Romero, diz que o logradouro não foi localizado! Remete o usuário ao telefone 156 que transmite várias informações até que na opção 7, o cidadão é transferido para o atendente que também não sabe explicar porque o site não funciona. Screenfoto: aloimage 


Segunda-feira, 22 de setembro de 2014, às 08h50 – Atualizado às 12h26

Dos 35 quilômetros quadrados que abrangem a área de atuação da Subprefeitura Mooca, mais da metade estão no Tatuapé (8 km2) e na Mooca (7,7 km2), mais da metade. Pari (2,9 km2), Brás (3,5 km2) e Água Rasa (6,9 km2) ficam com o equivalente a 40% da área de abrangência da subprefeitura. Esses dados são aproximados, mas servem para dar uma noção do tamanho dos bairros do Tatuapé e da Mooca, dois gigantes da zona Leste, a cargo de uma única subprefeitura.

Devido à sujeira encontrada pela reportagem nesta segunda-feira (22), tínhamos como objetivo saber o dia e horário da coleta de lixo da Praça Silvio Romero, CEP 03323-000. Veja o que apuramos, à partir das 8h, desta manhã.

Subprefeitura Mooca: A atendente pediu para ligar ao telefone 22929606 ramal 206, Limpeza Pública da Subprefeitura Mooca. O atendente, apesar da boa vontade, não conseguiu nos informar. Indicou a Secretaria de Serviços, o site da Prefeitura e disse que a Subprefeitura Mooca não executa serviço de limpeza. Pediu para ligar à Limpurb.

Limpurb: Ligamos para a autarquia no telefone 3397-1777. Fomos atendidos pela telefonista, que transferiu a ligação para determinado setor que não se identificou, transferindo-nos para outro ramal e após alguns minutos ouvindo tocar uma música, a ligação foi desligada.

Continuamos no site da Prefeitura que a cada passo se desconecta da informação que ele mesmo solicita e não funciona. Através dele só descobrimos o telefone 0800 7777 156. A empresa que atendeu, porém não se identifica, nos forneceu os horários de coleta de lixo da Praça Sílvio Romero, mas não sabia dizer se o lixo deixado no local seria coletado hoje. Segundo a telefonista, sua empresa está encarregada de prestar informações sobre a Soma e a Inova – prestadoras de serviços de limpeza contratadas pela Prefeitura.

Coração do bairro: sujeira espalhada logo no início da semana. Foto: aloimage

Lixo colocado fora de horário ou coleta que deixou de ser realizada? Com a resposta a Subprefeitura Mooca. Foto: aloimage

Ainda de acordo com a informação que recebemos, a empresa encarregada da limpeza na Praça Silvio Romero é a Loga. Em contato através do telefone 0800 770 1111, fornecido pela atendente anterior, conseguimos falar com a empresa às 10h53. Esta afirma que a coleta é feita diariamente, exceto aos domingos, a partir das 18h.

 


Leia também: 

Praça Silvio Romero: sujeira e lixo no coração do bairro


 

A situação é esta e apesar de todo o investimento feito pela população através dos pesados impostos cobrados, o resultado é esse e vem acompanhado da insistência em não desvincular o Tatuapé da Subprefeitura Mooca, que visivelmente já não dá conta das atribuições e da problemática que envolve tantos bairros importantes que demandam atenção diária, notadamente Brás e Pari, zonas de grande fluxo de pessoas e comercial, além de Tatuapé e Mooca juntos. Estes apresentando contínuo crescimento, tanto populacional quanto do comércio.

Conforme o horário de coleta informado pela empresa encarregada da Soma e Inova, e Loga, o lixo que vemos nas imagens foi depositado indevidamente ou não há comunicação e fiscalização suficientes para que esses fatos não ocorram. Como não há coleta aos domingos no coração financeiro do bairro, supomos que o lixo visto na manhã desta segunda-feira esteve exposto desde o último sábado e assim permanecerá até o final da tarde desta segunda-feira.

Confusão e demora, falta de praticidade

Loga – Antes de concluírmos esta reportagem, resolvemos pesquisar ainda mais e insistir no telefone 156. O atendente que não soube explicar o mal funcionamento do site da Prefeitura, indicou o site da Loga, que funcionou e indica um horário divergente do informado anteriormente pela própria empresa, apesar da possibilidade de concordância, já que informaram que a coleta é feita a partir das 18h e dessa forma deixa uma lacuna entre os horários informados e o que é mostrado na imagem do site ao lado, que possui horários bem diferentes. Para chegarmos a esta informação àquela pergunta feita às 8h da manhã de hoje (22) – qual o horário de coleta de lixo na Praça Sílvio Romero? – demoramos 5 horas, acessando os canais informados a partir do site da Prefeitura.

 

Screenfoto: aloimage

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*