Praça Sílvio Romero: limpeza e asseio


Terça-feira, 23 de setembro de 2014, às 10h13


Tatuapé / SP – Na manhã desta terça-feira (23), retornamos à Praça Sílvio Romero para verificar se a situação constatada ontem (22) havia sido resolvida. Foram vistos dois agentes de limpeza com uniformes da Prefeitura que varriam a praça e faziam seu trabalho; um deles chegou a dar informações a uma senhora que procurava por um endereço e lhe apontou o caminho.

Diferente do que foi visto ontem, a praça estava limpa e asseada e até os pássaros pareciam mais contentes. Felizmente a Primavera – que começou ontem à noite, mas o sol brilhou nesta manhã – proporcionou o ar de sua graça num ambiente mais saudável.

Terça-feira, 23 de setembro. Praça Sílvio Romero recebe a Primavera, limpa. Foto: aloimage

Apesar de a reportagem ter causado surpresa à Subprefeitura Mooca, a falta de coleta aos domingos têm causado o acúmulo de lixo constante na praça e não é a primeira vez que a situação encontrada ontem se repete. Também é fato que comerciantes irresponsáveis deixam o lixo na praça em dias e horários inadequados, assim como acontece em vários pontos da cidade, devido à falta de cidadania, senso de responsabilidade, coletividade e asseio dessas pessoas.

As imagens vistas ontem são recorrentes, tanto isso é um fato que a empresa Loga (citada na reportagem, como responsável pela coleta de lixo no local), cogita ampliar o serviço também aos domingos, segundo as informações que obtivemos.


Leia as reportagens publicadas ontem

Praça Silvio Romero: sujeira e lixo no coração do bairro Praça Sílvio Romero: horários de coleta e informações desencontradas

 

Sobre as questões levantadas nas matérias, a Subprefeitura Mooca manifestou-se no início da noite de ontem, através da sua assessoria de comunicação. Leia a seguir, na íntegra:

Subprefeitura Mooca

1- Coleta de lixo domiciliar não é de responsabilidade das Subprefeituras, mas sim de AMLURB - Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, ligada à Secretaria de Serviços.

Mas sabemos que o recolhimento na Praça Sílvio Romero é diário, excetuando-se domingo. Conforme a legislação vigente, cada morador ou comerciante deve deixar, na porta de seu imóvel, o lixo para ser retirado duas horas antes do horário previsto do caminhão coletor. Portanto, na Praça Sílvio Romero, o lixo não pode ser colocado para fora das edificações aos domingos, muito menos na área pública, o que é proibido. Moradores e comerciantes devem colocar os detritos, devidamente embalados, de segunda a sábado. Ou seja, a praça recebe os serviços públicos de coleta seis dias por semana.

Pedimos a colaboração de todos, pois existe constância no trabalho realizado pela Prefeitura, basta respeitar as regras simples citadas acima e não teremos, por exemplo, sacos rasgados e lixo espalhado por toda a praça devido a ação de cães, vândalos ou intempéries.

Quando a Praça fica suja, com lixo esparramado, aí sim entra o serviço da Subprefeitura Mooca, que, hoje mesmo, dia 22 pela manhã, ao tomar conhecimento do problema, já se instalou na praça com equipes de limpeza, deixando a Silvio Romero em perfeitas condições de uso para os frequentadores. A operação de zeladoria continuará amanhã.

2- O agente vistor da Subprefeitura Mooca faz vistoria no local periodicamente e, quando flagra moradores ou comerciantes depositando lixo em local ou horário inadequado, expede multa para o infrator.

3- Vamos solicitar à AMLURB uma ação de orientação para os responsáveis dos imóveis ao redor da praça, para que respeitem o horário do caminhão coletor, embalem o lixo em sacos firmes, não joguem qualquer detrito nas esquinas, canteiros ou praças.

4- Em relação ao funcionário da Subprefeitura Mooca, que atendeu o telefonema, o mesmo agiu corretamente: indicou o local onde é possível obter as informações sobre a coleta de lixo de cada rua, uma vez que não é atribuição da Subprefeitura realizar a coleta domiciliar.

5- Não acredito que a Subprefeitura Mooca tenha faltado com atenção para com o distrito do Tatuapé. Neste ano já realizamos quatro operações Cata-Bagulho exclusivas para o distrito, dezenas de ações de zeladoria nas praças, canteiros e em volta de viadutos, reformas de áreas públicas, implantação de Parque na antiga Praça Lions, obras de drenagem de grande porte em pontos decisivos para a eliminação de alagamentos, além de inúmeras outras ações que beneficiaram o bairro como rampas de acessibilidade, sarjetões etc.

6- Em relação ao site da Prefeitura e 156 encaminharei ao setor competente.

Assessoria de Comunicação - Subprefeitura Mooca

Funcionários da Prefeitura fazem a limpeza da Silvio Romero. Foto: aloimage - 23/9

Praça Silvio Romero (foto) é cartão postal do bairro, assim como o Largo Nossa Senhora do Bom Parto. Foto: aloimage - 23/9

Frequentadores encontraram a praça asseada às 7h30 da primeira manhã ensolarada da Primavera. Foto aloimage - 23/9

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*