Preços recebidos pela Agropecuária paulista: alta de 0,92% em agosto de 2015

Terça-feira, 22 de setembro de 2015, às 17h15


Instituto de Economia Agrícola

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)1, 2 (que mede a variação dos preços recebidos pelos produtores paulistas) registrou alta de 0,92% no mês de agosto de 2015 na comparação com o mês anterior, informa o Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo (IEA). Na decomposição dos grupos de produtos, o IqPR-V (produtos de origem vegetal) fechou o mês positivamente em 1,17%, e o IqPR-A (produtos de origem animal) teve leve alta de 0,17%.

Os produtos do IqPR que apresentaram as maiores altas nas cotações do mês de agosto/2015 em relação a julho/2015 foram, pela ordem: banana nanica (29,16%), amendoim (15,65%), soja (8,01%) e café (7,35%) (Tabela 2).

 

Foto ilustrativa: Andrés Jiménez / Stock Photo

Foto ilustrativa: Andrés Jiménez / Stock Photo

 

Para a banana nanica, a baixa luminosidade no inverno reteve o desenvolvimento e a formação dos cachos, o que ocasionou menor oferta do produto e o aumento dos seus preços.

No caso do amendoim, a manutenção de uma demanda aquecida por parte do mercado industrial doméstico nesse período de entressafra aliada ao reajuste dos carregamentos do produto ao mercado internacional (que repassa a interferência da valorização do dólar) se manifestam como os principais indicativos da subida do preço recebido pelo agricultor.

Altas do dólar com reajuste da precificação em reais do produto, problemas climáticos nos Estados Unidos e estoques equilibrados apresentaram-se como os principais motivos do reajuste do valor da soja recebido pelos produtores.

 

agroneg iea tab2

 

Já os produtos que apresentaram as quedas mais significativas de preços no mês de agosto/2015 foram batata (39,06%) e tomate para mesa (13,16%). Maior oferta e incapacidade de serem estocados pela característica de alta pericibilidade já impactaram o varejo em um movimento de desaceleração da inflação visualizado em agosto. No acumulado dos últimos 12 meses, os preços de tomate e de batata estão bem maiores, com reajustes acima de 50% (Tabela 2).

Em resumo, no mês de agosto, 14 produtos apresentaram alta de preços (10 de origem vegetal e 4 de animal) e 5 apresentaram queda (4 vegetais e 1 de origem animal).


1 - A fórmula de cálculo do índice (IqPR) é a de Laspeyres modificada, ponderada pelo valor da produção agropecuária paulista. As cotações diárias de preços são levantadas pelo IEA e divulgadas no Boletim Diário de Preço. As variações são obtidas comparando-se os preços médios das quatro últimas semanas (referência) com os preços médios das quatro primeiras semanas (base), sendo a referência = 01/08/2015 a 31/08/2015 e base = 01/07/2015 a 31/07/2015.
2 - Artigo completo com a metodologia. PINATTI, E. et al. Índice quadrissemanal de preços recebidos pela agropecuária Paulista (IqPR) e seu comportamento em 2007. Informações Econômicas, São Paulo, v. 38, n. 9, p. 22-34, set. 2008. Disponível em: <http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=9573>. Acesso em: set. 2015.
Bosque de Eucaliptos. Foto:  Denis Rizzoli / Wikipedia

Bosque de Eucaliptos. Foto: Denis Rizzoli / Wikipedia

Leia mais sobre
AGRONEGÓCIOS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*