Pró-Sangue comemora o Dia Mundial do Doador de 2016


Terça-feira, 14 de junho de 2016, às 16h58


Fundação recebe diversas ações para celebração da data.

No dia 14 de junho, a Fundação Pró-Sangue celebra o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. Instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, a data tem por objetivo principal aumentar a conscientização sobre a oferta de sangue seguro e agradecer os doadores de sangue pelo seu gesto que salva vidas. Em 2016 a celebração da data vem acompanhada de uma grande campanha internacional que traz o seguinte tema: “Blood connects us all” (“O sangue conecta todos nós”).

A ideia é trazer um agradecimento aos doadores de sangue e realçar a profunda conexão que há entre essas especiais pessoas e os pacientes que precisam de transfusão. Segundo dados da OMS, a cada ano mais de 92 milhões de bolsas de sangue são coletadas no mundo, sendo que o Brasil registra mais de 3,7 milhões de doações por ano, respondendo por quase 4% do montante planetário. Ainda de acordo com o organismo internacional, 45% destes doadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres.

 

Peças publicitárias da campanha de doação de sangue. Imagens: divulgação / Pró-Sangue

Peças publicitárias da campanha de doação de sangue. Imagens: divulgação / Pró-Sangue

 

Em nosso país 36,35% são mulheres e 41,18% dos doadores estão na faixa situada entre 18 e 29 anos. A OMS tem como grande compromisso a melhoria da segurança do sangue global. Uma das resoluções estabelecidas na Assembleia Mundial da Saúde em 1975 é que as doações fossem voluntárias e não remuneradas até 2020. De acordo com o organismo internacional, os doadores de sangue que oferecem menos riscos são aqueles que se enquadram dentro desse perfil.

A Fundação Pró-Sangue está atenta a todas essas questões. Zelosa em garantir a qualidade das bolsas, realiza uma triagem rigorosa dos candidatos, em alinhamento às normas nacionais e internacionais de segurança do sangue do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue. No Brasil, a doação de sangue não pode ser remunerada em hipótese alguma. De acordo com a legislação que rege os procedimentos hemoterápicos em nosso território, tal gesto deve estar destituído de qualquer espécie de benefício.

Festividade

Nesse ano, a comemoração da data na Pró-Sangue traz o apoio da Nexcare, que escolheu os postos da instituição para promover a 2ª edição da campanha DOE. Com o tema “Sinta a batida. Doe Sangue”, a ação é realizada em parceria com mais outros três hemocentros do país: Hemorio (Rio de Janeiro), Hemominas (Minas Gerais) e Hemocentro de Campinas (interior paulista). Com o slogan “Doe até 3 sorrisos” – que se refere ao número de vidas que podem ser salvas com apenas uma doação -, a ação distribuirá 200 mil curativos com a palavra DOE impressa em cinco estampas exclusivas, inspiradas em ritmos musicais do mundo todo.

A proposta é que os voluntários tirem fotos de seus braços com o curativo e as publiquem em suas redes sociais, convidando amigos a fazerem o mesmo com a hashtag #DoeSangue. A iniciativa começa no dia 14 de junho e segue até 14 de julho.

Além dessa ação, a comemoração da data conta com outra campanha realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O órgão fará forte trabalho de divulgação da causa junto aos seus colaboradores e jurisdicionados. A data de 14 de junho foi escolhida para o lançamento da ação, o qual ocorre durante a coleta externa da Pró-Sangue realizada na sede do tribunal. A campanha do TCE-SP se estenderá até o dia 14 de julho.

Conheça os sintomas e as causas da menopausa precoce. Foto ilustrativa: Divulgação

Conheça os sintomas e as causas da menopausa precoce. Foto ilustrativa: Divulgação

Leia mais sobre
SAÚDE

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*