Pró-Sangue comemora o Dia Mundial do Doador de 2016


Terça-feira, 14 de junho de 2016, às 16h58


Fundação recebe diversas ações para celebração da data.

No dia 14 de junho, a Fundação Pró-Sangue celebra o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. Instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, a data tem por objetivo principal aumentar a conscientização sobre a oferta de sangue seguro e agradecer os doadores de sangue pelo seu gesto que salva vidas. Em 2016 a celebração da data vem acompanhada de uma grande campanha internacional que traz o seguinte tema: “Blood connects us all” (“O sangue conecta todos nós”).

A ideia é trazer um agradecimento aos doadores de sangue e realçar a profunda conexão que há entre essas especiais pessoas e os pacientes que precisam de transfusão. Segundo dados da OMS, a cada ano mais de 92 milhões de bolsas de sangue são coletadas no mundo, sendo que o Brasil registra mais de 3,7 milhões de doações por ano, respondendo por quase 4% do montante planetário. Ainda de acordo com o organismo internacional, 45% destes doadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres.

 

Peças publicitárias da campanha de doação de sangue. Imagens: divulgação / Pró-Sangue

Peças publicitárias da campanha de doação de sangue. Imagens: divulgação / Pró-Sangue

 

Em nosso país 36,35% são mulheres e 41,18% dos doadores estão na faixa situada entre 18 e 29 anos. A OMS tem como grande compromisso a melhoria da segurança do sangue global. Uma das resoluções estabelecidas na Assembleia Mundial da Saúde em 1975 é que as doações fossem voluntárias e não remuneradas até 2020. De acordo com o organismo internacional, os doadores de sangue que oferecem menos riscos são aqueles que se enquadram dentro desse perfil.

A Fundação Pró-Sangue está atenta a todas essas questões. Zelosa em garantir a qualidade das bolsas, realiza uma triagem rigorosa dos candidatos, em alinhamento às normas nacionais e internacionais de segurança do sangue do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue. No Brasil, a doação de sangue não pode ser remunerada em hipótese alguma. De acordo com a legislação que rege os procedimentos hemoterápicos em nosso território, tal gesto deve estar destituído de qualquer espécie de benefício.

Festividade

Nesse ano, a comemoração da data na Pró-Sangue traz o apoio da Nexcare, que escolheu os postos da instituição para promover a 2ª edição da campanha DOE. Com o tema “Sinta a batida. Doe Sangue”, a ação é realizada em parceria com mais outros três hemocentros do país: Hemorio (Rio de Janeiro), Hemominas (Minas Gerais) e Hemocentro de Campinas (interior paulista). Com o slogan “Doe até 3 sorrisos” – que se refere ao número de vidas que podem ser salvas com apenas uma doação -, a ação distribuirá 200 mil curativos com a palavra DOE impressa em cinco estampas exclusivas, inspiradas em ritmos musicais do mundo todo.

A proposta é que os voluntários tirem fotos de seus braços com o curativo e as publiquem em suas redes sociais, convidando amigos a fazerem o mesmo com a hashtag #DoeSangue. A iniciativa começa no dia 14 de junho e segue até 14 de julho.

Além dessa ação, a comemoração da data conta com outra campanha realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O órgão fará forte trabalho de divulgação da causa junto aos seus colaboradores e jurisdicionados. A data de 14 de junho foi escolhida para o lançamento da ação, o qual ocorre durante a coleta externa da Pró-Sangue realizada na sede do tribunal. A campanha do TCE-SP se estenderá até o dia 14 de julho.

Conheça os sintomas e as causas da menopausa precoce. Foto ilustrativa: Divulgação

Conheça os sintomas e as causas da menopausa precoce. Foto ilustrativa: Divulgação

Leia mais sobre
SAÚDE

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*