Quinto dia do Mundial Astana 2015 é marcado por surpresas


Sexta-feira, 28 de agosto de 2015, às 19h16


Com exceção de Alvear (COL), todos os atuais campeões mundiais (Chelyabinsk 2014) e olímpicos (Londres 2012) das três categorias disputadas nesta quinta ficaram de fora do bloco final.

CBJ – Confederação Brasileira de Judô
Fotos: Rafal Burza (WJA) divulgada pela CBJ

O quinto dia do Mundial Astana 2015 foi marcado pelas surpresas. Com exceção de Alvear (COL), todos os atuais campeões mundiais (Chelyabinsk 2014) e olímpicos (Londres 2012) das categorias médio masculino e médio e meio pesado feminina ficaram de fora da disputa por medalhas. Entre os favoritos que caíram nas oitavas-de-final estão Mayra Aguiar, Kayla Harrison (USA) e Ilias Iliadis (GRE).

cbj mundial judo sexta feira portelNo médio feminino, as cabeças-de-chave Linda Bolder (ISR), Kelita Zupancic (CAN) e Laura Vargas Koch (GER) também se despediram mais cedo do Mundial. Maria Portela caiu nas oitavas-de-final ante a espanhola Maria Bernabeu por ser punida no Golden Score. Bernabeu estava em um dia iluminado e venceu, além de Bolder e Portela, a cabeça-de-chave número um, a holandesa Polling.

No meio pesado feminino, além de Mayra e Kayla, a norte-coreana Kyong Sol, campeã mundial em 2013, também foi eliminada nas oitavas de final. Mayra não resistiu à polonesa Daria Pogorzelek que chegou às semifinais.

cbj mundial judo sexta feira tiagNo médio masculino, Tiago Camilo teve um adversário muito duro na estreia, Kirill Denisov (RUS). Numa luta muito travada, o brasileiro recebeu duas punições enquanto o adversário recebeu apenas uma e ficou com a vitória.

“Hoje foi um dia difícil. Lutar bem e perder não é fácil. Ainda mais quando a luta é decidida no detalhe. Mas, o Mundial é somente mais uma etapa do processo rumo ao Rio 2016. Estar no caminho certo é o que importa mais nesse momento”, avaliou Camilo.

Veja como foi a participação dos brasileiros em detalhes

Mayra Aguiar e Maria Portela são derrotadas pela polonesa Daria Pogorzelek (POL) e pela espanhola Maria Bernabeu não passam pelas oitavas-de-final e se despedem do Mundial Astana 2015. A campeã mundial de 2014 sofreu um yuko no começo da luta e ao tentar buscar o resultado, acabou sendo projetada novamente por wazari. Já Portela fez uma luta muito equilibrada com a espanhola Maria Bernabeu que foi para o golden score depois de três punições para cada lado. Depois de quase três minutos (sete somando com os quatro do tempo normal) de prorrogação e de fazer várias entradas, a brasileira acabou sendo punida num movimento de defesa, o que deu a vitória para Bernabeu.

Conquista de Medalhas

cbj mundial judo quinta feira erika]Na quinta-feira (27) Victor Penalber é bronze no meio médio e Érika Miranda mantém regularidade também conquistando a medalha de bronze no Mundial Astana 2015. “Eu queria muito o ouro, mas estamos falando de Campeonato Mundial, um campeonato fortíssimo. Acho que ruim seria sair sem medalha. Então, estou satisfeita e queria agradecer ao meu clube e à CBJ pelo suporte para chegar onde cheguei. Hoje saí com o bronze”, disse a brasiliense. Assim como no ano passado, Érika Miranda foi a responsável pela primeira medalha do Brasil no Mundial Astana 2015.

cbj mundial judo quinta feira viktorPenalber disputou a sua terceira edição do campeonato mais importante do calendário do judô depois dos Jogos Olímpicos. E os resultados mostram a evolução do judoca: foi nono colocado no Rio 2013, sétimo no de Chelyabinsk 2014 e terceiro este ano em Astana. “Eu estou muito feliz porque é a minha primeira medalha. Representar o meu país num Campeonato Mundial é diferente. Não é um Grand Slam, não é um Grand Prix, é um campeonato que é o alvo de todo mundo no ano. Então, é uma sensação totalmente diferente a de trazer uma medalha do Mundial”, disse Victor.

Neste sábado, o Brasil terá mais quatro representantes em ação: o meio pesado Luciano Correa, campeão mundial em 2007 e bronze em 2005; e os pesados David Moura, quinto colocado ano passado, Rochele Nunes e Maria Suelen Altheman, atual vice-campeã mundial. Luciano enfrenta o húngaro Miklos Cirjenics em sua primeira luta. Já o pesado David Moura luta com o letão Vladimirs Osnachs na estreia. No pesado feminino, Rochele Nunes também terá um começo difícil contra a número cinco do mundo, a chinesa Sisi Ma. E a duas vezes vice-campeã mundial, Maria Suelen Altheman, pega a sul-coreana Minjeong Kim.

As disputas do Mundial Astana 2015 começam às duas da manhã e estão sendo transmitidas pelo SporTV, Esporte Interativo, ESPN e BandSports.

Foto: Rafal Burza (WJA) divulgada pela CBJ

Foto: Rafal Burza (WJA) divulgada pela CBJ

Leia mais sobre
JUDÔ

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*