Redução da velocidade nas marginais: CET e Prefeitura na cruzada contra os carros


Sexta-feira, 30 de julho de 2015, às 11h45


Em tom quase ditatorial, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) se manifesta a cada dia sobre a pesquisa realizada pelo órgão em 2014. Ao lado do prefeito Fernando Haddad, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, transformam a vida dos motoristas e empreendem uma cruzada medieval contra os carros.

Gerson Soares

 

Linha de frente: Ex-Ministro da Saúde Alexandre Padilha , candidato do PT ao Governo do Estado  de São Paulo, participa de bicicletada pelas ruas do centro da cidade ao lado do prefeito Fernando Haddad e do secretário dos transportes Gilmar Tatto . Foto Paulo PInto/Analítica

Linha de frente: Ex-Ministro da Saúde Alexandre Padilha (no centro de vermelho), candidato do PT ao Governo do Estado de São Paulo, participa de bicicletada pelas ruas do centro da cidade ao lado do prefeito Fernando Haddad e do secretário dos transportes Gilmar Tatto (carregando a bandeira pela reeleição da presidente Dilma Roussef), no final de 2014. À frente, o vereador Nabil Bonduki. Foto Paulo PInto/Analítica

Primeiro a redução de velocidade nas marginais que deixou perplexas as entidades de direito civil – o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Ordem dos Advogados de São Paulo (OAB-SP). Esta move ação civil contra a Prefeitura da Cidade de São Paulo, em desacordo com os termos da medida. Por sua vez, o MPSP observa a situação ao lado da OAB-SP, e admite que para mudar essa nova lei de Fernando Haddad e Jilmar Tatto, contra os carros, os defensores civis terão de adotar uma ação estritamente técnica para reverter a adoção das novas velocidades.

Após receberem prazo de 72 horas para se manifestarem sobre a ação civil pública movida pela OAB-SP, determinado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), durante esse período não contentes com a altura do tom a que chegaram no comando da cidade sem consultar a população – que beira medidas ditatoriais, pelo pouco critério adotado, embasando-se na realidade apresentada pela própria pesquisa de 2014, quanto aos motoristas de carros particulares – a intrépida dupla protagonizou mais uma lambança, com a notícia de que fecharia a via expressa das marginais durante as madrugadas.

Tanta insanidade durante esta quinta-feira (30), só poderia acabar com a negação da própria afirmação. Numa avaliação de que no mínimo houve falta de conversa entre Fernando Haddad, Jilmar Tatto e a CET, no final da tarde de ontem voltaram atrás naquilo que informaram.

Jilmar Tatto, em abril, durante a divulgação da medida que seria adotada em julho, sobre a redução das velocidades nas marginais, devido aos acidentes. Foto: Nicolas Tomé

Jilmar Tatto, em abril, durante a divulgação da medida que seria adotada em julho, sobre a redução das velocidades nas marginais, devido aos acidentes. Foto: Nicolas Tomé

É notório que as marginais apresentam trânsito até de madrugada, qualquer probleminha é congestionamento na certa. A pesquisa realizada em 2014, aponta como principais causadores de acidentes os motoqueiros que não são fiscalizados devidamente, já que os radares não conseguem fazer o serviço contra eles, que continuam andando a 120 km/h, enquanto os carros passam, agora, a 50 km/h. Basta uma pequena conversão para a outra pista, e o motorista do automóvel pode ser surpreendido pelo motoqueiro veloz, que ainda reclama e tudo pode virar uma grande confusão, gerando acidentes, casos de polícia e agressões.

A OAB-SP reclama que se os acidentes acontecem de madrugada, então que a velocidade seja reduzida nesse período e não o dia inteiro. A cruzada contra os carros, também passa pelo fechamento do Minhocão, da Avenida Paulista. Nesse ritmo, de reduzir a velocidade por toda a cidade para diminuir os acidentes, até voltarmos ao uso de carroças e cavalos, parece estar a um passo, ou uma ferradura.

Ciclovias

Esta outra cruzada da Prefeitura e da CET, encabeçada pelos cruzados que lutam contra os motoristas de veículos, ainda não disse ao que veio, gasta-se muito e pouco se resolveu em questão de mobilidade. O uso das ciclovias é um fiasco. Valores em questão, a construção da ciclovia na Avenida Paulista, coração pulsante e financeiro da cidade, endereço chic, não poderia deixar por menos: 45 reais o centímetro depois de finalizada.

Agindo assim, sem ter de explicar nada ou consultar ninguém, os cruzados fazem inveja os tiranos das cortes medievais – que partiam em cruzadas contra os mouros. A qualquer momento os cavaleiros deixarão seus túmulos, para fazer reverência aos nossos modernos cruzados do asfalto. “E aquele que falar em indústria das multas, que seja enforcado em praça pública...”

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