Regulamentada gratuidade para idosos nos transportes

Quarta-feira, 2 de julho de 2014 às 17h54 – Atualizado às 20h44

Alckmin regulamenta gratuidade para idosos no Metrô, CPTM e EMTU/SP. Benefício será concedido mediante cadastro prévio dos usuários interessados nos postos autorizados.

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 2, a ampliação da gratuidade às pessoas maiores de 60 anos nos transportes públicos Metrô, CPTM e EMTU/SP. Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, Alckmin assinou o decreto que regulamenta a Lei 15.187 que beneficia os idosos. “Trata-se de uma política pública importante para os idosos gastarem menos, poderem ter mais lazer e viajar, até mesmo para o trabalho. É uma importante notícia a locomoção deles de forma gratuita”, ressaltou Alckmin.

 

Alckmin discursa durante a cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes. Foto: Diogo Moreira

Alckmin discursa durante a cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes. Foto: Diogo Moreira

 

O decreto traz as regras para o cumprimento da legislação, sancionada em outubro do ano passado. O benefício será concedido mediante cadastro prévio dos usuários interessados nos postos autorizados das operadoras de transportes de passageiros e o acesso será válido por 180 dias.

Para o sistema metroferroviário, formado pela CPTM e Metrô, o benefício será operacionalizado pelos sistemas do Cartão Bom Sênior e do Bilhete Único, que podem ser encontrados nos postos autorizados do CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes) ou da Prefeitura de São Paulo, respectivamente.
O Bilhete Único Especial Idoso fornecido pela São Paulo Transporte – SPTrans – também poderá ser utilizado no sistema metroferroviário assim como o Bilhete Sênior, do sistema metropolitano de ônibus operado pela EMTU. Esse bilhete também deverá ser utilizado para o serviço de transporte coletivo regular de passageiros, por ônibus, da Região Metropolitana de São Paulo.

A partir do dia 7 de julho, o atendimento com horário marcado poderá ser agendado pelo telefone 0800-7711800 em um dos sete postos localizados em São Paulo, Arujá, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Suzano e Taboão da Serra.

As instruções para o cadastramento e a indicação de postos autorizados estão disponíveis nos sites:

– Metrô – Companhia do Metropolitano de São Paulo: www.metro.sp.gov.br
– CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos: www.cptm.sp.gov.br
– EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A.: www.emtu.sp.gov.br
– CMT – Consórcio Metropolitano de Transportes: www.cmtsp.com.br
– SPTrans – São Paulo Transporte: www.sptrans.com.br

O benefício exclusivo para os trilhos também pode ser obtido nas estações Marechal Deodoro e Barra Funda do Metrô.

Vale lembrar que, enquanto estava sendo regulamentada a lei, os usuários acima de 60 anos já podiam usufruir do benefício e viajavam gratuitamente no Metrô e CPTM, bastando, para tanto, a apresentação do RG ou do Bilhete Único Especial do Idoso.

 

Para o sistema metroferroviário, o benefício será operacionalizado pelos sistemas do Cartão Bom Sênior e do Bilhete Único. Foto: Milton Michida

Para o sistema metroferroviário, o benefício será operacionalizado pelos sistemas do Cartão Bom Sênior e do Bilhete Único. Foto: Milton Michida

 

Bilhete Único Especial Idoso

– Onde é aceito: Metrô, CPTM e ônibus municipais da capital
– Quem emite: SPTrans
– Site: www.sptrans.com.br
Cartão Bom Sênior

– Onde é aceito: Metrô, CPTM e EMTU/SP
– Quem emite: CMT
– Site: www.cmtsp.com.br

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

1 Comentário

  1. Até esta data (14/10/2014), ainda não consegui obter o cartão BOM SENIOR, a empresa responsável pela emissão do bom só concede a partir da idade de 65 anos. Informou que abaixo dessa idade ainda está faltando regulamentação da EMTU. Pergunto até quando ficaremos aguardando a boa vontade da EMTU, para obter esse beneficio que já está autorizado pelo governador. Aguardo resposta. obrigado

    Envie uma Resposta

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*