Renan: de rebelde a bom moço em três fases


Sexta-feira, 9 de dezembro de 2016, às 12h49


Depois de livrar-se do afastamento da presidência do Senado, ameniza rebeldia que o levou a pautar projeto em represália ao STF, que por consequência atinge autoridades em diversos níveis.

Gerson Soares

A 1ª faceta expõe o rebelde, que antes de se recusar a receber a notificação do Supremo Tribunal Federal (STF) na noite de segunda-feira (5), afastando-o da presidência do Senado Federal, por conseguinte do Congresso Nacional e impedindo-o de assumir a presidência da República, havia pautado um Projeto de Lei do Senado (PLS) que trata do Abuso de Autoridade. O PLS 280/2016 foi visto como uma represália ao STF que dias antes aceitara a denúncia contra ele por Peculato.

 

Renan Calheiros falou à imprensa nesta quinta-feira (9), depois de livrar-se do afastamento da presidência do Senado. Foto: Jane de Araújo/Agência Senado. Arte: aloart

Renan Calheiros falou à imprensa nesta quinta-feira (9), depois de livrar-se do afastamento da presidência do Senado. Foto: Jane de Araújo/Agência Senado. Arte: aloart

 

Na 2ª fase, Renan entra num entrave jurídico para se livrar da pecha de presidente afastado do Senado por ser réu e consegue, em meio a ações políticas, impetrar recurso no STF contra a liminar do ministro Marco Aurélio Mello que o afastaria da presidência do Senado. Por sua vez, nesta quarta-feira (7), o STF recolheu as garras e resolveu adotar o meio termo quanto à liminar, mantendo Renan no cargo e, portanto, apto a exercer plenamente suas funções. Porém, impedindo-o de substituir o presidente da República no case de impedimento deste. O que reflete uma decisão também política, devido aos interesses do Governo Federal.

O cenário mostra que as pressões quanto à ameaça da votação da PEC 55/2016 que limita os gastos do governo, pauta imprescindível para o ministro da Fazenda Henrique Meirelles quanto aos ajustes necessários para equilibrar a economia no país, remetem a um jogo de poderes, onde o que menos importa é a opinião pública, que imediatamente adota sua postura de indignação com os rumos da política, onde vaidades pessoais estão acima da nação e que na verdade levaram-na a estes tenebrosos tempos de incertezas.

Nesta quinta-feira (8), em sua 3ª fase, já em tom de bom moço que parece ter reconhecido o puxão de orelha, Renan passou a adotar uma postura mais amena quanto à sua rebeldia, dizendo que a questão de urgência da pauta sobre o Abuso de Autoridade é decisão do Plenário e que “as decisões do STF são feitas para serem cumpridas e não comentadas”, referindo-se ao meio termo adotado pela suprema corte do país neste caso.

No entanto, as três facetas de Renan Calheiros (PMDB-AL) expõem muito mais do que as tristes repercussões internacionais e internas, que indignam a sociedade brasileira, elas demonstram claramente que a cada dia no Brasil é preciso erguer uma fortaleza em nome dos bons costumes e contra a corrupção. Por outro lado, escancara a diferença de opinião, a distância que existe entre aquilo que realmente interessa ao país e como será difícil livrá-lo do escárnio.

Brasíllyawood, o show cinematográfico de baixa qualidade que se vê em Brasília diariamente. Ilustração; aloart

Brasíllyawood, o show cinematográfico de baixa qualidade que se vê em Brasília diariamente. Ilustração; aloart

Leia mais sobre
OPINIÃO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*