Renan: de rebelde a bom moço em três fases


Sexta-feira, 9 de dezembro de 2016, às 12h49


Depois de livrar-se do afastamento da presidência do Senado, ameniza rebeldia que o levou a pautar projeto em represália ao STF, que por consequência atinge autoridades em diversos níveis.

Gerson Soares

A 1ª faceta expõe o rebelde, que antes de se recusar a receber a notificação do Supremo Tribunal Federal (STF) na noite de segunda-feira (5), afastando-o da presidência do Senado Federal, por conseguinte do Congresso Nacional e impedindo-o de assumir a presidência da República, havia pautado um Projeto de Lei do Senado (PLS) que trata do Abuso de Autoridade. O PLS 280/2016 foi visto como uma represália ao STF que dias antes aceitara a denúncia contra ele por Peculato.

 

Renan Calheiros falou à imprensa nesta quinta-feira (9), depois de livrar-se do afastamento da presidência do Senado. Foto: Jane de Araújo/Agência Senado. Arte: aloart

Renan Calheiros falou à imprensa nesta quinta-feira (9), depois de livrar-se do afastamento da presidência do Senado. Foto: Jane de Araújo/Agência Senado. Arte: aloart

 

Na 2ª fase, Renan entra num entrave jurídico para se livrar da pecha de presidente afastado do Senado por ser réu e consegue, em meio a ações políticas, impetrar recurso no STF contra a liminar do ministro Marco Aurélio Mello que o afastaria da presidência do Senado. Por sua vez, nesta quarta-feira (7), o STF recolheu as garras e resolveu adotar o meio termo quanto à liminar, mantendo Renan no cargo e, portanto, apto a exercer plenamente suas funções. Porém, impedindo-o de substituir o presidente da República no case de impedimento deste. O que reflete uma decisão também política, devido aos interesses do Governo Federal.

O cenário mostra que as pressões quanto à ameaça da votação da PEC 55/2016 que limita os gastos do governo, pauta imprescindível para o ministro da Fazenda Henrique Meirelles quanto aos ajustes necessários para equilibrar a economia no país, remetem a um jogo de poderes, onde o que menos importa é a opinião pública, que imediatamente adota sua postura de indignação com os rumos da política, onde vaidades pessoais estão acima da nação e que na verdade levaram-na a estes tenebrosos tempos de incertezas.

Nesta quinta-feira (8), em sua 3ª fase, já em tom de bom moço que parece ter reconhecido o puxão de orelha, Renan passou a adotar uma postura mais amena quanto à sua rebeldia, dizendo que a questão de urgência da pauta sobre o Abuso de Autoridade é decisão do Plenário e que “as decisões do STF são feitas para serem cumpridas e não comentadas”, referindo-se ao meio termo adotado pela suprema corte do país neste caso.

No entanto, as três facetas de Renan Calheiros (PMDB-AL) expõem muito mais do que as tristes repercussões internacionais e internas, que indignam a sociedade brasileira, elas demonstram claramente que a cada dia no Brasil é preciso erguer uma fortaleza em nome dos bons costumes e contra a corrupção. Por outro lado, escancara a diferença de opinião, a distância que existe entre aquilo que realmente interessa ao país e como será difícil livrá-lo do escárnio.

Brasíllyawood, o show cinematográfico de baixa qualidade que se vê em Brasília diariamente. Ilustração; aloart

Brasíllyawood, o show cinematográfico de baixa qualidade que se vê em Brasília diariamente. Ilustração; aloart

Leia mais sobre
OPINIÃO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*