Restauração da Igreja Matriz de São Luiz do Paraitinga

Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura e a Mitra Diocesana de Taubaté reinauguram Igreja Matriz de São Luiz do Paraitinga. Destruída por enchente em 2010, marco histórico da cidade teve as características arquitetônicas originais preservadas na reconstrução.

No dia 16 de maio, com a presença do governador Geraldo Alckmin foi reinaugurada em São Luiz do Paraitinga, a Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa, destruída pela enchente que assolou a cidade no início de 2010. Um dos principais símbolos religiosos e culturais de São Paulo, a igreja foi totalmente reconstruída a partir de um convênio entre a Mitra Diocesana de Taubaté e a Secretaria de Estado da Cultura, que investiu R$ 17 milhões.

“A cidade de São Luiz do Paraitinga é um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Vale do Paraíba. Aqui, restauramos a Prefeitura, a Biblioteca, 17 casarões e agora a Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa. Um trabalho feito com extrema competência, pelos melhores profissionais. Não tem importância apenas para os católicos, mas para todos, pela história que representa”, disse o governador.

De acordo com o projeto aprovado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), as características arquitetônicas originais da Matriz foram mantidas, com permanência e uso de elementos identificados como testemunho da construção do século XVIII. Os remanescentes em taipa de pilão, por exemplo, foram preservados e incorporados ao projeto atual. O mais interessante é que os visitantes poderão ver essas paredes, protegidas por vidro, em duas salas de exposição.

Outra novidade é que a reconstrução permitiu a adaptação física dos espaços para o acesso de pessoas com deficiência, novas instalações elétricas e hidráulicas, implantação de combate a incêndio e infraestrutura para áudio e vídeo. Por fim, todos os acabamentos, incluindo pisos e revestimentos, foram executados de acordo com as feições físicas originais da antiga Matriz, com o intuito de devolver à população este importante símbolo histórico e cultural de grande valor afetivo para toda a comunidade de São Luiz do Paraitinga.

Para preservar patrimônios de grande relevância em todo o Estado, o Governo de São Paulo tem se empenhado na reconstrução de importantes símbolos históricos e culturais de São Luiz do Paraitinga. É o caso da Prefeitura e da Biblioteca, que tiveram as obras finalizadas em 2013. Um conjunto de casas residenciais localizadas no centro histórico também foi reconstruído. Ao todo, o investimento ultrapassa R$ 4,7 milhões.

  • Governador Geraldo Alckmin reinaugura a Igreja Matriz de São Luiz do Paraitinga. Foto: Diogo Moreira
  • A Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa é um símbolo histórico e cultural de grande valor afetivo para toda a comunidade de São Luiz do Paraitinga. Foto: Diogo Moreira
  • A Igreja Matriz teve as características arquitetônicas originais preservadas na reconstrução. Foto: Diogo Moreira
  • A reconstrução da igreja permitiu a adaptação física do espaço para o acesso de pessoas com deficiência e novas instalações elétricas e hidráulicas. Foto: Diogo Moreira
alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*