Rio 2016: Casas temáticas dos países vão agitar os Jogos Olímpicos, vídeo


Sábado, 16 de julho de 2016, às 08h53


Faltando 20 dias para a abertura dos Jogos Rio 2016, as “houses” de pelo menos 30 países prometem muita badalação, com a presença de celebridades, festas e boa comida. Holandeses, jamaicanos e franceses concorrem pelas baladas; Finlândia trará Papai Noel de sua casa na Lapônia.

Rio 2016 | Por Fernanda Ezabella

Celebridades, presidentes, príncipes e até o Papai Noel. Todos foram convidados para as casas temáticas que dezenas de países montam para os Jogos Olímpicos, em espaços nobres do Rio de Janeiro para exibir o melhor de sua cultura e celebrar suas medalhas. Celebridades americanas, food trucks franceses, reggae jamaicano e degustação de águas da Hungria estão entre os destaques desta segunda matéria sobre as casas temáticas do Rio 2016, elaborada pelo site oficial dos Jogos Olímpicos. Leia abaixo um resumo, relembre as matérias anteriores, faça um passeio por todos os locais dos jogos.

 

Casa Britânica no Parque Lage, em evento que aconteceu em 2015. Foto: Divulgação

Casa Britânica no Parque Lage, em evento que aconteceu em 2015. Foto: Divulgação

 

A Casa dos EUA, uma das mais cobiçadas por conta dos atletas ilustres e celebridades de Hollywood, ficará no Colégio São Paulo, em Ipanema e será aberta apenas para convidados que poderão curtir os jogos envoltos numa decoração de estilo praiano.

Grã-Bretanha e Itália terão duas casas cada, uma nos Jogos Olimpícos e outra nos Paralímpicos. Os britânicos tomam conta do Parque Lage entre 5 e 21 de agosto e depois se mudam para o Shopping Metropolitano, entre 7 e 18 de setembro. A programação é intensa e já está disponível no site oficial. A entrada será limitada: faça seu registro no site para receber um convite.

No palacete do Parque Lage, cujos jardins foram projetados pelo paisagista inglês John Tyndale em 1840, acontece uma palestra com o explorador John Hemming, especializado em povos da Amazônia, no dia 8; já o diretor Michael Boyd dá uma aula sobre Shakespeare no dia 17. Duas “festas de gala” para celebrar medalhas estão marcadas para os dias 12 e 13, das 12h às 23h. “Queremos que a Casa Britânica seja um lugar para que os atletas possam celebrar seus sucessos, conectar com amigos e familiares e viver a vibrante cultura brasileira”, disse Alex Ellis, embaixador do Reino Unido no Brasil.

 

Casa Italia a Rio 2016

 

O clube Costa Brava, com uma espetacular vista do Rio, na praia de Joatinga, será a sede da Itália e promete começar os trabalhos bem cedo, às 7h, e encerrar sempre ao final da última competição do dia. Apenas convidados poderão aproveitar o espaço, que terá mistura de comida italiana com brasileira e um salão com telões em 360 graus para o convidado fazer uma imersão em paraísos italianos.

Sem entregar detalhes, os organizadores afirmaram que a marca Armani estará representada na casa, mas sem nenhum produto à venda. Também haverá uma apresentação de Roma, candidata a sede dos Jogos 2024.

Nos Jogos Paralímpicos, os italianos fazem mudança para a Barra da Tijuca, na paróquia Imaculada Conceição, a poucos quilômetros do Parque Olímpico, entre 6 a 17 de setembro. A casa será uma parceria entre o Comitê Olímpico Italiano, o Vaticano e a Dioecese do Rio. A comida será preparada por Gabriele Rubini, mais conhecido por Chef Rubio, um ex-jogador de rugby italiano.

Papai Noel em sua casa na Lapônia. Foto: Divulgação

Papai Noel em sua casa na Lapônia. Foto: Divulgação

Além das casas de EUA e Itália, as de China, Canadá, Eslováquia e Polônia também serão apenas para convidados, atletas e autoridades. Mas, ao contrário destas, Finlândia e Hungria estarão abertas. Os finlandeses prometem trazer o Papai Noel de sua residência na Lapônia e os húngaros farão degustação de 16 tipos de águas minerais num “Aqua Bar”. A Casa Hungria dará prioridade aos convidados, no entanto, promete acesso livre aos 100 primeiros que chegarem.

No quesito balada, os franceses serão boa competição para os festeiros holandeses. O Club France, na Sociedade Hípica Brasileira (entrada pela Lagoa Rodrigo de Freitas), terá uma praça de alimentação com food trucks de culinária francesa e, durante oito noites, o Picadeiro Armando de Alencar será transformado numa pista de dança para receber 2 mil convidados (ingressos serão vendidos a R$ 20 pelo site www.ingressocerto.com).

Os holandeses estarão no Clube Monte Líbano, na Lagoa, mas pode chamar de Heineken House: esportes de dia, baladas de noite. Os holandeses vão cobrar ingressos (por enquanto só online, por 15 euros, sem bebidas incluídas) e prometem uma boa mistura de atividades com atletas Olímpicos e festas com DJs. Abre de 5 a 21 de agosto, das 11h à 1h.

Outro lugar que promete festas até as 3h é a Casa Jamaica, no restaurante Prado, do Jockey Club, entre 10 e 21 de agosto. A entrada deve custar cerca de R$ 85, vendida no site oficial de turismo da ilha. Comida autêntica jamaicana, drinks com rum e cerveja do país serão vendidos por lá. A programação começa às 16h com uma feira de turismo, e a música começa às 18h, quando um DJ esquenta o espaço com ritmos jamaicanos como mento, ska, reggae e dancahall. As corridas do atletismo passam nos telões, das 21h às 1h, e haverá shows ao vivo com as bandas I-Octane e Nature, além de Kymani Marley, filho de Bob.

 

Projeção da Casa Jamaica. Imagem: Divulgação

Projeção da Casa Jamaica. Imagem: Divulgação

 

Arte / Fotos: Rio 2016

Arte / Fotos: Rio 2016

Leia mais sobre
JOGOS OLÍMPICOS
RIO 2016

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*