Rios protegidos: primeiros resultados satisfatórios


Domingo, 17 de maio de 2015, às 12h07

Com a adesão de municípios mato-grossenses já é possível ter otimismo com relação ao Pacto do Pantanal. Leia a seguir as reportagens do WWF-Brasil.

Prefeitura de Mato Grosso adere ao Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal

O prefeito Júlio César Florindo aderiu ao Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, aliança da qual o WWF-Brasil faz parte e que tem por objetivo proteger as águas da região. Foto: © Prefeitura de Barra do Bugres

O prefeito Júlio César Florindo aderiu ao Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, aliança da qual o WWF-Brasil faz parte e que tem por objetivo proteger as águas da região. Foto: © Prefeitura de Barra do Bugres

Barra do Bugres, localizado a 164 quilômetros de Cuiabá, é o primeiro município do estado do Mato Grosso a aderir ao Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, uma aliança entre o setor público, setor privado e sociedade civil organizada - da qual o WWF-Brasil faz parte - que tem por objetivo proteger os recursos hídricos da região.


Outros dois municípios de Mato Grosso tambem aderem ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

Os municípios mato-grossenses de Tangará da Serra e Mirassol d’Oeste, integrantes do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, foram selecionados pela Agência Nacional de Águas (ANA) para receber recursos financeiros que serão destinados à implantação de projetos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O WWF-Brasil mediou os debates entre poder público, empresas privadas e sociedade civil. Para Glauco Kimura de Freitas, coordenador do programa Água para Vida do WWF-Brasil, a importância da união entre os participantes foi primordial: “o fato de dois municípios do Pacto conseguirem aprovação de seus projetos de PSA é uma vitória e demonstra que a união de atores diversificados faz toda a diferença para o sucesso dos processos públicos”.

O lançamento dos dois planos ocorreu esta semana e contou com a participação das prefeituras das duas cidades, do Instituto Pantanal-Amazônia de Conservação (IPAC), do The Nature Conservancy (TNC), do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Tangará da Serra (SAMAE), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tangará da Serra, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), da Secretaria Municipal de Agricultura de Mirassol D’Oeste, do Consórcio Nascentes do Pantanal, o Consórcio do Alto Paraguai, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso e dos frigoríficos Anhambi e Mafrig de Tangará.

 

Dois municípios de Mato Grosso aderem ao Pagamento de Serviços Ambientais (PSA). Foto: © WWF-Brasil / Angelo J. R. Lima

Dois municípios de Mato Grosso aderem ao Pagamento de Serviços Ambientais (PSA). Foto: © WWF-Brasil / Angelo J. R. Lima


O que é o PSA?

O Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) é um sistema pelo qual os proprietários de terras são remunerados por atuar em prol da conservação e da preservação do meio ambiente: a proteção se torna mais atrativa financeiramente do que a exploração dos recursos naturais. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), publicado em 2008, o PSA é a principal maneira de evitar a pressão da agricultura, que é cada vez maior em zonas florestais.

Canteiro de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, próximo a Altamira, no Pará. Foto: (© Fábio Nascimento/Greenpeace

Canteiro de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, próximo a Altamira, no Pará. Foto: (© Fábio Nascimento/Greenpeace

Leia mais sobre
NATUREZA | ECOLOGIA

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
  • Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*