Robótica: Brasília sedia o maior torneio do país


Sexta-feira, 18 de março de 2016 às 19h50


O evento acontece neste sábado (19) e domingo (20), depois de 11 disputas regionais. A expectativa é de que mais de 700 mil estudantes brasileiros participem do torneio realizado pelo SESI. A proposta é apresentar soluções teóricas e práticas para o lixo, com robôs LEGO Mindstorms. Veja a matéria preparada pela Agência CNI de Notícias.

O que fazer com os materiais eletrônicos que não têm mais utilidade (telefones, computadores, etc), resíduos perigosos (lixo hospitalar, produtos químicos, etc.) e restos de comida? O que pode ser melhorado nos aterros, nos processos de reciclagem e na classificação do lixo? As respostas para essas e outras perguntas serão apresentadas no Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). As soluções foram pesquisadas por estudantes de 9 a 16 anos de escolas públicas e particulares. A disputa ocorre na unidade do SESI Taguatinga, no Distrito Federal, em 19 e 20 de março.

 

Amanhã começa o maior torneio de Robótico do país, onde são esperados mais de 7000 mil estudantes só do Brasil. Foto: Miguel Angelo/CNI

Amanhã começa o maior torneio de Robótico do país, onde são esperados mais de 7000 mil estudantes só do Brasil. Foto: Miguel Angelo/CNI

 

A etapa regional da competição, realizada em nove estados, reuniu mais de 4 mil competidores de quase 500 escolas. Apenas 77 equipes garantiram vaga na fase nacional, em Brasília, que terá mais de 700 competidores. Durante o maior torneio de robótica do Brasil, os estudantes mostrarão, na teoria, com projetos de pesquisa, e na prática, com robôs de LEGO, as propostas para lidar com o lixo. Os robôs autônomos cumprirão missões na mesa de competição, sempre relacionadas ao tema. Pode ser, por exemplo, levar determinado tipo de lixo para um aterro.

Além do projeto de pesquisa e do desafio do robô, as equipes serão avaliadas em mais duas categorias: Design de robô, em que os alunos planejam, projetam, constroem e programam os robôs. Depois, eles apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida. Tem ainda a categoria Core Values, na qual o que conta é o trabalho em equipe, o respeito e a integração.

As três melhores equipes do Torneio Nacional de Robótica garantem vaga no World Festival, principal evento mundial da FLL, que será realizada em Saint Louis, nos Estados Unidos. A competição reunirá as melhores equipes de robótica do mundo. Seguindo a tabela de classificação final, outras onze equipes podem conquistar vagas em torneios internacionais na Austrália, Espanha e Filipinas.

Quem faz robótica, aprende brincando

A competição faz parte de um processo de aprendizagem. Com a robótica, alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. O torneio também incentiva os alunos a escolherem carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias, que são importantes para a inovação nas empresas.

Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).

Cobertura Multimídia

Acompanhe tudo sobre a competição no Facebook, no Instagram e no site do Torneio de Robótica. Todas as fotos do evento serão publicadas no perfil da CNI no Flickr.


SERVIÇO:
Torneio Nacional de Robótica FLL
Data: 19 e 20 de março
Horário: 9h às 16h
Onde: SESI Taguatinga (QNF 24 Área Especial - Taguatinga Norte) - Brasília (DF)
ENTRADA GRATUITA

Por Sirlei Pires
Foto: Miguel Angelo/CNI
Da Agência CNI de Notícias

Para o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu de Siqueira, o ensino da robótica em sala de aula vai muito além da montagem de robôs. Ouça o áudio

oc final robotica

Legosos e Furiosos comemoram com o representante da Lego Education, Gerhard Bjerrum-Andersen. Lágrimas, gritos e uma explosão de alegria. Foi assim que a equipe Legosos e Furiosos recebeu o resultado final do Festival Internacional de Robótica FLL. Texto legendado: Sirlei Pires, de Belo Horizonte. Foto: Liliane Pelegrini.

Leia mais sobre
ROBÓTICA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*