Robótica: Brasília sedia o maior torneio do país


Sexta-feira, 18 de março de 2016 às 19h50


O evento acontece neste sábado (19) e domingo (20), depois de 11 disputas regionais. A expectativa é de que mais de 700 mil estudantes brasileiros participem do torneio realizado pelo SESI. A proposta é apresentar soluções teóricas e práticas para o lixo, com robôs LEGO Mindstorms. Veja a matéria preparada pela Agência CNI de Notícias.

O que fazer com os materiais eletrônicos que não têm mais utilidade (telefones, computadores, etc), resíduos perigosos (lixo hospitalar, produtos químicos, etc.) e restos de comida? O que pode ser melhorado nos aterros, nos processos de reciclagem e na classificação do lixo? As respostas para essas e outras perguntas serão apresentadas no Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). As soluções foram pesquisadas por estudantes de 9 a 16 anos de escolas públicas e particulares. A disputa ocorre na unidade do SESI Taguatinga, no Distrito Federal, em 19 e 20 de março.

 

Amanhã começa o maior torneio de Robótico do país, onde são esperados mais de 7000 mil estudantes só do Brasil. Foto: Miguel Angelo/CNI

Amanhã começa o maior torneio de Robótico do país, onde são esperados mais de 7000 mil estudantes só do Brasil. Foto: Miguel Angelo/CNI

 

A etapa regional da competição, realizada em nove estados, reuniu mais de 4 mil competidores de quase 500 escolas. Apenas 77 equipes garantiram vaga na fase nacional, em Brasília, que terá mais de 700 competidores. Durante o maior torneio de robótica do Brasil, os estudantes mostrarão, na teoria, com projetos de pesquisa, e na prática, com robôs de LEGO, as propostas para lidar com o lixo. Os robôs autônomos cumprirão missões na mesa de competição, sempre relacionadas ao tema. Pode ser, por exemplo, levar determinado tipo de lixo para um aterro.

Além do projeto de pesquisa e do desafio do robô, as equipes serão avaliadas em mais duas categorias: Design de robô, em que os alunos planejam, projetam, constroem e programam os robôs. Depois, eles apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida. Tem ainda a categoria Core Values, na qual o que conta é o trabalho em equipe, o respeito e a integração.

As três melhores equipes do Torneio Nacional de Robótica garantem vaga no World Festival, principal evento mundial da FLL, que será realizada em Saint Louis, nos Estados Unidos. A competição reunirá as melhores equipes de robótica do mundo. Seguindo a tabela de classificação final, outras onze equipes podem conquistar vagas em torneios internacionais na Austrália, Espanha e Filipinas.

Quem faz robótica, aprende brincando

A competição faz parte de um processo de aprendizagem. Com a robótica, alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. O torneio também incentiva os alunos a escolherem carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias, que são importantes para a inovação nas empresas.

Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).

Cobertura Multimídia

Acompanhe tudo sobre a competição no Facebook, no Instagram e no site do Torneio de Robótica. Todas as fotos do evento serão publicadas no perfil da CNI no Flickr.


SERVIÇO:
Torneio Nacional de Robótica FLL
Data: 19 e 20 de março
Horário: 9h às 16h
Onde: SESI Taguatinga (QNF 24 Área Especial - Taguatinga Norte) - Brasília (DF)
ENTRADA GRATUITA

Por Sirlei Pires
Foto: Miguel Angelo/CNI
Da Agência CNI de Notícias

Para o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu de Siqueira, o ensino da robótica em sala de aula vai muito além da montagem de robôs. Ouça o áudio

oc final robotica

Legosos e Furiosos comemoram com o representante da Lego Education, Gerhard Bjerrum-Andersen. Lágrimas, gritos e uma explosão de alegria. Foi assim que a equipe Legosos e Furiosos recebeu o resultado final do Festival Internacional de Robótica FLL. Texto legendado: Sirlei Pires, de Belo Horizonte. Foto: Liliane Pelegrini.

Leia mais sobre
ROBÓTICA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro
Assista ao programa de TV Ciência Aberta
Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo
STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo
Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo
Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo
Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula
Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo
  • Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro

  • Assista ao programa de TV Ciência Aberta

  • Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo

  • STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo

  • Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo

  • Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo

  • Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula

  • Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*