Sabesp lança APP para indicar vazamento de água e esgoto pelo celular


Quinta-feira, 2 de junho de 2016, às 18h55


A Sabesp promoveu nesta quarta-feira a 1ª Feira de Tecnologia com o objetivo de promover a troca de informações e incentivar a aplicação de novas tecnologias para controle e diminuição de perdas na rede da companhia. O destaque do evento foi a apresentação do novo APP (aplicativo) para a comunicação e identificação de vazamentos de água e esgoto. Qualquer pessoa poderá enviar a foto e apontar o local do atendimento com o uso do GPS do telefone ou tablet, agilizando o reparo.

As informações são da assessoria de imprensa da Sabesp

A Sabesp acaba de lançar um aplicativo gratuito para que qualquer pessoa relate um vazamento de água ou esgoto pelo celular ou tablet. A ferramenta permite que sejam enviadas fotos mostrando o que aconteceu, o que vai agilizar no reparo. Além disso, com o uso do GPS do aparelho, o usuário poderá apontar com precisão o local em que viu o vazamento.

agua app sabesp 2O aplicativo estará disponível para celulares que tenham sistema operacional Android ou iOS, os dois líderes em utilização no país. Qualquer pessoa poderá baixar gratuitamente a ferramenta e enviar seu relato de vazamento com foto. A indicação, por enquanto, funcionará para as cidades atendidas pela Sabesp na Grande São Paulo e na região de Bragança Paulista.

A ferramenta estará disponível nas lojas virtuais Google Play (Android) e App Store (iOS, da Apple). Bastará ao usuário fazer um cadastro simples antes da instalação, com dados como número do celular e e-mail, o que permitirá que ele receba depois o protocolo de atendimento para acompanhar o serviço. Quem for cliente da Sabesp e utilizar o aplicativo poderá também se cadastrar para receber informações da companhia, tanto para novos serviços no aplicativo quanto sobre manutenções na região em que mora.

agua app sabesp 1Ao abrir o aplicativo, o usuário acessa uma tela com as opções de vazamento de água ou esgoto. Depois de feita a opção, ele poderá digitar o endereço do problema ou, se estiver no mesmo lugar da ocorrência, permitir a localização pelo GPS do celular. O aplicativo tem capacidade para receber até três fotos do vazamento, que são enviadas com os demais dados da reclamação.

O uso do aplicativo tem uma série de vantagens. Com o GPS, a localização será precisa, inclusive para pontos sem nome de rua ou sem numeração, por exemplo. A ferramenta será comparada com o sistema de georreferenciamento da Sabesp. Ou seja, ao abrir o chamado, o usuário permitirá instantaneamente que a companhia saiba que tipo de tubulação existe naquele ponto.

Outra vantagem muito importante é o envio da foto. O usuário terá de enviar ao menos uma imagem, o que vai agilizar bastante o atendimento. O técnico da Sabesp verá a dimensão do vazamento, se ele é de água ou esgoto e que tipo de terreno ou piso existe no local, o que determinará qual equipe e quais materiais serão usados no reparo. Assim que a reclamação é cadastrada, o cliente recebe automaticamente o protocolo de atendimento e depois poderá acompanhar a solução do caso.

agua app sabespO aplicativo também dispõe de uma tela de ajuda com informações e um vídeo que auxilia o usuário a diferenciar, em caso de dúvida, se é vazamento de água e de esgoto. O vídeo também ajuda a identificar ocorrências que não são de responsabilidade da Sabesp, como um vazamento em galeria pluvial (água de chuva) ou o descarte de água subterrânea de mina ou do lençol freático, muito comum quando há obras de casas ou prédios novos.

Além do aplicativo para celulares e tablets, é possível relatar vazamentos pela Agência Virtual, no site da Sabesp (www.sabesp.com.br), ou pelos telefones 195 (na Grande São Paulo e Região Bragantina) ou 0800-055-0195 (demais cidades do interior e litoral). A ligação é gratuita, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.

Com a nova ferramenta, a Sabesp pretende facilitar a vida do usuário, já que com o celular em mãos fica muito mais fácil relatar um vazamento. A expectativa é que 20% dos atendimentos feitos hoje principalmente pela central telefônica migrem para o aplicativo, mas a companhia acredita que o aplicativo trará também novos usuários, que antes não relatavam o que tinham visto na rua porque não tinham o número de telefone na agenda, por exemplo.

A Sabesp é a primeira empresa de serviços essenciais na Grande São Paulo a oferecer uma ferramenta móvel para comunicar vazamentos. A ideia é aos poucos passar a oferecer mais funções ao cliente.

Mudanças climáticas ameaçam a Amazônia e, consequentemente, disponibilidade de recursos hídricos para países da região. Foto: Flickr (CC) / Dams999

Mudanças climáticas ameaçam a Amazônia e, consequentemente, disponibilidade de recursos hídricos para países da região. Foto: Flickr (CC) / Dams999

Leia mais sobre
ÁGUA

 

Poluição sonora: Pesquisador do IPT ressalta necessidade de diálogo entre poderes municipal, estadual e federal em evento sobre ruído. Ilustração: aloart

Poluição sonora: Pesquisador do IPT ressalta necessidade de diálogo entre poderes municipal, estadual e federal em evento sobre ruído. Ilustração: aloart

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*