São Paulo: “Casa das Caldeiras”: resistência cultural, tradição e cultura


Quarta-feira, 9 de dezembro de 2015, às 12h17


Casa das Caldeiras um patrimônio histórico e polo multicultural na cidade de São Paulo, repleto de significados e histórias.

Texto: Luciana Gandelini

Quem passa pela Avenida Francisco Matarazzo (Água Branca) de carro, e observa o seu entorno, acaba sempre por se deparar com uma antiga construção fabril, de alvenaria de tijolos, que foi construída em 1920, para servir como geradora de energia às antigas Indústrias Matarazzo.

O que muitas pessoas nem imaginam, é que esse espaço foi tombado em 1986 pelo CONDEPHAAT, como patrimônio histórico da cidade de São Paulo, restaurado e revitalizado em 1999, e com essas reformulações, ganhou uma nova ocupação.

 

Foto: Carol Pontes e Vitor Assumpção

Foto: Carol Pontes e Vitor Assumpção

 

“Casa das Caldeiras” é essencialmente o nome dado a essa construção fabril, que desde o seu restauro, passou a ser palco de eventos culturais, sociais, privados e coorporativos, com muita qualidade, bom gosto e acima de tudo, com muita personalidade.

Recentemente, empresas, empreendimentos, novos projetos e blogs, ora por oportunismo, ora como forma de homenagear a iniciativa, fizeram o uso do nome do espaço. Apesar de o imóvel servir como ponto de referência, o espaço Casa das Caldeiras, se mantém independente, não havendo qualquer tipo de relação comercial, algum tipo de aquisição ou parceria.

 

Foto: Violeta Assumpção

Foto: Violeta Assumpção

 

Referência na área cultural e na área de eventos, a Casa das Caldeiras é um espaço autônomo, que acolhe movimentos culturais, que o utilizam como residência artística, deixando esse espaço com uma identidade própria muito peculiar. Com uma estrutura notável e um universo singular, é também um espaço utilizado na construção de lindas histórias, com a realização de casamentos únicos, unindo tradição à modernidade, e o gênero rústico ao sofisticado. Abrindo as suas gigantes portas, a Casa das Caldeiras torna possível a realização de um evento, em um local emblemático da cidade, que caminha para os seus cem anos de história.

A Casa das Caldeiras é um monumento rico de significados, de grande importância histórica e presença física. Com suas três chaminés de mais 30 metros de altura e suas caldeiras remanescentes, atrai o grande público, que durante suas atividades pode desbravar essa arquitetura única e tão convidativa. Um espaço de valorização ao patrimônio e à memória, que se torna um espaço de respiro, em meio aos gigantes empreendimentos imobiliários que tomaram conta daquela região nos últimos tempos.

 

Foto: Helson Gomes

Foto: Helson Gomes

 

A Associação Cultural Casa das Caldeiras (ACCC), que foi criada em 2005 nesse espaço, é uma organização da sociedade civil de interesse público e sem fins lucrativos, que desenvolve projetos de ocupação artística e cultural, pautados no desenvolvimento humano, no exercício da cidadania e na valorização do patrimônio. A ACCC vem instigando muitos artistas e acolhendo-os, através de seus diversos programas e editais que atuam em algumas frentes distintas, valorizando sempre os processos e produzindo novas perspectivas de atuação e protagonismo sócio-cultural para a cidade e o país.

Esse é um espaço autônomo, que resiste à especulação imobiliária e às grandes manobras de marketing de grandes conglomerados. Apesar de sofrer, algumas vezes, com a comunicação confusa de alguns empreendimentos, a Casa das Caldeiras investe sempre na boa vizinhança, recebe todos indistintamente como queridos cidadãos e apenas desta forma se relaciona com seus vizinhos, não havendo distinção de raça, credo, time, classe social, escolaridade ou partido político.
“Entendemos que fazemos parte de um único mundo e somente com muito respeito ao outro, coexistindo em paz e valorizando nossas diferenças, avançaremos para um mundo melhor!” – comenta Karina Saccomanno, diretora do espaço Casa das Caldeiras.

 

Foto: Carol Pontes e Vitor Assumpção

Foto: Carol Pontes e Vitor Assumpção

 

Recentemente a Casa das Caldeiras recebeu eventos como o Mbaraeté Resistência - Festival Povos da Terra 2015, em São Paulo, realizado com intuito de chamar atenção para os abusos cometidos pelo agronegócio contra os brasileiros nativos. Artistas como BNegão & Seletores de Frequência, Criolo e KL Jay se apresentaram na Casa das Caldeiras, ao lado de grupos de rap guarani como Oz Guarani e os HuniKuin, do Acre, com o objetivo de sensibilizar e promover o engajamento da Sociedade Civil na Luta contra o genocídio indígena e as violações de direitos, a que são submetidos diariamente os Povos Originais da Terra.

A Casa das Caldeiras Espaço de Eventos fica na Avenida Francisco Matarazzo, 2000 – Água Branca, SP. Funcionamento de segunda a sexta-feira das 09h às 18h.
E-mail: contato@casadascaldeiras.com.br. Para agendar uma visita entre em contato pelos telefones (11) 3873-6696 / 3675-1799. www.casadascaldeiras.com.br. Para mais informações e confirmação da programação mensal, acesse a página do facebook: www.facebook.com/casadascaldeiras

entretenimentoLeia mais sobre
ENTRETENIMENTO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*