CET no seu bairro

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (13), na sede da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), situada na Rua Barão de Itapetininga, 18, no Centro de São Paulo, e será posto em prática a partir desta segunda-feira (17).

Secretario Municipal de Transportes anuncia o programa CET no seu bairro - Melhorando a Mobilidade. Foto: Elisa Rodrigues/SMT

Secretario Municipal de Transportes anuncia o programa CET no seu bairro – Melhorando a Mobilidade. Foto: Elisa Rodrigues/SMT

O programa CET no seu bairro – Melhorando a Mobilidade, irá abranger 70 bairros da capital, sendo que a cada mês serão sete bairros – divididos na hierarquia do órgão através da GETs (Gerência de Engenharia de Tráfego) que receberam a visita de um posto móvel ao lado do qual será montada uma tenda para a ouvidoria dos pedidos e também das reclamações, a partir desta segunda-feira (17).

“A ideia é abrir um canal direto com os munícipes e ouvir suas questões e nenhuma reclamação vai ficar sem resposta”, afirmou o secretário Jilmar Tatto. “Esta é uma situação inédita para o CET”, frisou. Ele explanou sobre várias situações e disse que haverá a participação de outros órgãos como as Subprefeituras e a Ilume, além de setores educacionais da CET.

A cada mês a SMT irá divulgar os próximos bairros a serem visitados, abrangendo todas as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. Ainda não foi divulgado quando o Tatuapé e Jardim Anália Franco receberão a visita da Unidade Móvel, mas os primeiros bairros serão, os seguintes:
– Capão Redondo/Monte Alegre;
– Vila Ede;
– Vila Zatt;
– João XXIII/Jardim Educandário;
– Jardim Myrna;
– Mascarenhas de Morais;
– Parque Paulistano/Vila Mara.

Secretario Municipal de Transportes anuncia o programa CET no seu bairro - Melhorando a Mobilidade. Foto: Elisa Rodrigues/SMT

Secretario Municipal de Transportes anuncia o programa CET no seu bairro – Melhorando a Mobilidade. Foto: Elisa Rodrigues/SMT

“Vamos fazer intervenções simples que acabam facilitando a vida das pessoas que estão nos bairros visitados. Projetos mais complexos ficarão para intervenções mais demoradas”, alertou, dizendo que muitas vezes um obstáculo pode atrapalhar a manobra de um ônibus numa rua estreita causando transtornos. Também avisou que a CET está tentando diminuir os acessos à esquerda. “O motorista que vai entrar à esquerda num semáforo, por exemplo, acaba atrapalhando todo o tráfego e estamos diminuindo isso ao máximo”.

Sobre a reportagem do Alô Tatuapé (leia em http://alotatuape.com.br/?p=2190), o Secretário Municipal dos Transportes concordou com a proposta do site/revista, no sentido de que poderia haver demarcações nas ruas onde existem duas faixas de rolamento que nas esquinas se transformam em três, indicando com setas a direção a seguir, à direita ou esquerda. “Mas precisar mandar alguém nos locais, caso a caso”.

Este já será um bom começo. Quanto às valetas, Tatto mencionou o engajamento das Subprefeituras no programa CET no seu bairro. “Vamos pedir às Subprefeituras para analisar e alterar a geometria das valetas”, explicou. Referindo-se a outro fato citado pelo Alô Tatuapé, quanto às dificuldades que as valetas causam e o atraso para avançar na maioria dos cruzamentos do bairro.

Sobre as faixas exclusivas de ônibus, mais um dos assuntos sobre mobilidade alçados nesta semana pelo Alô Tatuapé, Tatto foi taxativo: “Os carros atrapalham os ônibus, pois levam poucas pessoas, enquanto os coletivos carregam muita gente”.

Caminhando é que se chega, por isso o Secretário afirmou ser este um começo. “É melhor começar e ampliar depois”. Respondendo a uma das perguntas dos jornalistas presentes, avisou que a CET pretende priorizar as retiradas de veículos estacionados em locais proibidos, como garagens residenciais.

A apresentação completa do programa CET no seu bairro – Melhorando a Mobilidade pode ser acessada através do link: http://www.cetsp.com.br/media/283145/aprfev2014.pdf

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*