Copa do Mundo 2014 / World Cup – Selos filatélicos da Copa lembram o Tatuapé

Edição: Alô São Paulo

A FIFA anunciou no final do ano passado (17/10/13), a continuação de seu programa global de filatelia para a Copa do Mundo da FIFA 2014™, no Brasil. O programa atual é um legado do Programa de Filatelia do Centenário da FIFA, criado em 2004 para celebrar o aniversário. Desde então, prosseguiu com grande sucesso, sob o título de “Programa de Filatelia Comemorativo Oficial”, para as Copas do Mundo da FIFA 2006 e 2010™, e está sendo mais uma vez implementado.

Selo filatélico para a Copa 2014. Foto: Divulgação/© FIFA

Selo filatélico para a Copa 2014. Foto: Divulgação/© FIFA

 

O nome do personagem escolhido é Fuleco. Ele é a mascote oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O simpático tatu-bola, estilizado pela empresa 100% design, recebeu esse nome juntando Ful (de futebol ou football) e Eco (de ecologia). A escolha superou os nomes Amijubi (de amizade e jubilo) e Zuzeco (de azul e ecologia). “Ele não só é conhecido e reconhecido pela grande maioria dos brasileiros, como também parece ter construído um relacionamento com os fãs do futebol e é uma figura popular, mesmo ganhando o seu próprio apelido carinhoso tatu-bola”, disse o diretor de Marketing da Fifa Thierry Weil, que revelou: “Ele está rapidamente se tornando o mais bem sucedido mascote da Copa do Mundo de todos os tempos”.

Curiosidade

O estádio onde será realizada a abertura e o primeiro jogo da Copa, pertence ao time cuja sede está localizada no bairro do Tatuapé, nome que recebeu devido aos tatus-bola e significa caminho do tatu – herdado aos costumes dos bandeirantes de nominar lugares com topônimos tupis.

“O programa de filatelia oferece a administradores postais em todo o mundo uma excelente oportunidade de participar da celebração do maior evento de futebol do planeta. O programa possibilita um forte envolvimento nacional em um programa global, para um evento que reúne as melhores seleções do mundo diante de uma audiência global de bilhões de torcedores”, diz Weil.

Para a FIFA, a edição de 2014 do evento é altamente aguardada, com o retorno da Copa do Mundo ao Brasil pela primeira vez desde 1950. Assim, o evento voltará a ser realizado em uma nação frequentemente descrita como o lar espiritual do futebol: um país onde o futebol é um componente intrínseco da identidade nacional.

Dois selos de edição especial foram lançados pelos Correios do Brasil para homenagear a realização da Copa das Confederações. Desde o início deste ano, forão lançados outros selos comemorativos de edição especial, incluindo selos contendo marcas registradas da FIFA, como Pôsteres das Sedes, o Emblema Oficial do evento e o famoso Mascote Oficial, Fuleco.

A FIFA lembra que a oportunidade também é oferecida a administradores postais de todo o mundo, que podem utilizar essas marcas renomadas em selos comemorativos. Para o desenvolvimento, promoção e distribuição em âmbito global do Programa de Filatelia Comemorativo Oficial, durante a Copa do Mundo, foi designada a Bolaffi, empresa especialista em filatelia.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*