Semáforo instalado ao contrário na Rua Apucarana causa surpresa e risos


Segunda-feira, 1º de agosto de 2016, às 17h18


Moradores mal percebem o erro da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), executado a cargo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que segundo a assessoria dos órgãos “foi um erro de projeto”. E uma incrível falta de atenção com o desperdício de verbas públicas em tempos de desemprego e crise.

Gerson Soares

Na manhã deste domingo (31) estivemos novamente na Rua Apucarana esquina com a Rua Euclides Pacheco, com o objetivo de apurar a opinião dos moradores sobre o inútil semáforo instalado ao contrário em via pública (leia a matéria anterior: Tatuapé: “com dinheiro sobrando”, Prefeitura instala até semáforo ao contrário). O desrespeito com o dinheiro público que parece sobrar em algumas secretarias e literalmente faltar em outras, assim como a sonegação de explicações sobre como é possível um fato desses ocorrer, causa estranheza. No Tatuapé é a segunda vez que constatamos erro parecido.

 

Sem lógica ou explicação, quase imperceptível. Repare na esquerda da imagem: ao lado do sinaleiro aceso com o vermelho, está instalado um outro semáforo de coluna; se estivesse em funcionamento só seria visto por algum motorista que viesse na contramão, no sentido contrário da Rua Apucarana. Foto: aloimage

Sem lógica ou explicação, quase imperceptível. Repare na esquerda da imagem: ao lado do sinaleiro aceso com o vermelho, está instalado um outro semáforo de coluna; se estivesse em funcionamento só seria visto por algum motorista que viesse na contramão, no sentido contrário da Rua Apucarana. Foto: aloimage

 

Enviamos questões à assessoria de imprensa da CET e SMT que após 15 dias se limitaram a responder o seguinte: “Informamos que o semáforo instalado ao contrário será retirado”. Mas não responderam às perguntas enviadas: “Há quanto tempo esse semáforo (ao contrário) foi instalado? Vocês poderiam esclarecer como isso é possível, até porque já há sinalização completa no local?” E, agora, acrescentamos mais uma questão: “No Tatuapé já encontramos uma placa que sinaliza sentido único instalada de forma a indicar a contramão como o sentido correto (leia as matérias: Tatuapé: placa de trânsito na contramão e suspeita de superfaturamento e Placa de advertência instalada na contramão é removida pela CET). Isso ocorre em outros bairros?

Conversando com moradores apuramos que a maioria nem se dá conta do erro. “Eu não tinha reparado, deve ter sido colocado há poucos dias. Vão fazer alguma coisa ao contrário?”, questionou um dos entrevistados, referindo-se à mão única da Rua Apucarana. Mostrando a sinalização a outro morador, que havia saído do supermercado, recebemos a resposta: “Amigo, o que você acha? Você fala alguma coisa e eles dão risada na cara da gente”, em referência metafórica aos serviços públicos de trânsito. Estampada no rosto de cada um dos entrevistados a surpresa, qual não foi diferente à reação do motociclista quando o indagamos. Parado em frente à sinalização da via, aguardando o sinal verde, com um sorriso resumiu seu espanto e seguiu em frente após uma buzinada do motorista apressado que estava logo atrás.

A visão torpe e o distanciamento que ainda existe entre as autoridades, a população e os interesses coletivos são fatores que possibilitam erros como este descrito. A indiferença com o que é público, como as administrações são fiscalizadas e as leis aplicadas demonstram desequilíbrio. Neste caso, um motorista que avançar o farol vermelho será rigorosamente multado em 191 reais e terá apontados sete pontos na carteira. Instalar um semáforo fora da ordem, sem dar explicações é um fato negativo no que se refere à comunicação pública e a população. Erros de projeto podem acontecer; com a frequência mostrada aqui, é preciso apurar; deixar de fornecer explicações sobre o assunto, causa suspeita.

Desafio à lógica: quem autorizou e instalou este semáforo de coluna na contramão da Rua Apucarana? Foto: aloimage

Desafio à lógica: quem autorizou e instalou este semáforo (à direita da foto) de coluna na contramão da Rua Apucarana? Foto: aloimage

Leia mais sobre
TATUAPÉ

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*