SP busca entre startups soluções tecnológicas para melhor atender ao cidadão


Terça-feira, 22 de setembro de 2015, às 06h02


Agência FAPESP
Governador Geraldo Alckmin assina decreto que cria o Pitch Gov SP. Foto: A2Fotografia/Tamires Santos

Governador Geraldo Alckmin assina decreto que cria o Pitch Gov SP. Foto: A2Fotografia/Tamires Santos

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançou no dia 17 de agosto a primeira edição do Pitch Gov SP, um concurso por meio do qual serão selecionadas 15 startups que apresentarem as melhores soluções tecnológicas a 35 desafios nas áreas de Educação, Saúde e facilidades aos cidadãos.

Os desafios foram formulados pelas secretarias da Educação e da Saúde, Centro Paula Souza, Fundo Social de Solidariedade, Acessa São Paulo e Poupa Tempo.

A Secretaria da Educação, por exemplo, busca soluções para a realização de avaliações diagnósticas em formato digital de seus 4 milhões de alunos e para otimizar o serviço de transporte de alunos da rede estadual de ensino, entre os 12 desafios propostos.

O Centro Paula Souza, autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que administra 218 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 65 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), com 285 mil alunos em 300 municípios, desafia startups a, por exemplo, propor uma solução que possibilite à instituição fazer um registro automático da presença ou ausência dos alunos em sala de aula, de forma a reduzir o tempo gasto com a chamada oral dos professores.

 

"Um bom momento para começar algo novo". Foto: Nathan Sudds / Stock Photo. Sobrefoto: aloart

"Um bom momento para começar algo novo". Foto: Nathan Sudds / Stock Photo. Sobrefoto: aloart

 

A Saúde apresentou uma lista de 12 desafios, entre eles, como fazer para diminuir o número de abstenções em consultas ou procedimentos agendados para garantir o aumento da capacidade de atendimento, entre outros benefícios.

Na área de facilidades ao cidadão, os desafios buscam soluções que permitam melhor disponibilizar os pontos de arrecadação de campanhas de doações, colaborar para que os postos do Acessa SP sejam utilizados para acelerar potencialidades econômicas da comunidade ou, ainda, como integrar os diversos canais de atendimento do Poupatempo.

Poderão inscrever-se para participar do Pitch Gov SP pessoas jurídicas de direito privado, inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) há menos de cinco anos.

As inscrições iniciaram em 17 de setembro e encerrarão em 18 de outubro. As propostas apresentadas serão avaliadas por cinco comissões – uma para cada área proponente. As soluções selecionadas serão apresentadas a uma banca formada por investidores, empreendedores digitais e governo, em 17 de novembro. Os vencedores terão suas propostas testadas no âmbito da Administração e receberão recursos para o desenvolvimento e implantação de seus projetos.

O edital de chamamento público para a apresentação de soluções e a lista de desafios, entre outras informações, estão disponíveis no endereço pitchgov.sp.gov.br.

No lançamento do Pitch Gov SP, no Palácio dos Bandeirantes, o governo do Estado anunciou que iniciou estudos para a estruturação de um novo Fundo de Investimentos em Participações, voltado às startups e empresas inovadoras que desenvolvam soluções para problemas e necessidades da administração pública.

Três condições foram simuladas nos ensaios experimentais e nos computacionais. A primeira contemplou a situação atual da região, somente com os prédios existentes... Foto: IPT / Divulgação

Túnel de vento do IPT: Três condições foram simuladas nos ensaios experimentais e nos computacionais para estudos sobre edifícios no Tatuapé. Foto: IPT / Divulgação

Leia mais sobre
TECNOLOGIA

 

Moulin Rouge Café Concerto no Largo do Paisandú e anúncio. Fotoframe de vídeo / FAPESP

Moulin Rouge Café Concerto no Largo do Paisandú e anúncio. Fotoframe de vídeo / FAPESP

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*