SP é oficializada como uma das sedes do futebol nas Olimpíadas 2016

Sexta-feira, 2 de outubro de 2015, às 05h19


Governador assinou contrato que oficializou a participação da Capital paulista; São Paulo vai receber oito seleções para 10 partidas de futebol.

Do Portal do Governo do Estado

São Paulo vai receber oito seleções olímpicas e dez partidas de futebol durante os Jogos Olímpicos 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro. As partidas vão acontecer na Arena Corinthians, que fica em Itaquera, zona Leste da cidade.

A participação da Capital foi oficializada nesta quarta-feira (30), em solenidade que contou com o governador Geraldo Alckmin, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e do presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas 2016, Carlos Arthur Nuzman.

 

O Governador (C) e o Prefeito de São Paulo (D), na Arena Corinthians após a assinatura do contrato de Cidade Sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Foto: Ciete Silvério/A2img

O Governador (C) e o Prefeito de São Paulo (2ºDE), na Arena Corinthians após a assinatura do contrato de Cidade Sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Foto: Ciete Silvério/A2img

 

“Nós poderemos receber em São Paulo mais delegações do que na Copa do Mundo [realizada em 2014]. Bem provável que isso aconteça, porque serão 42 modalidades, 206 países e 11 mil atletas. Esse é um dos maiores eventos mundiais e São Paulo fica muito feliz de receber os jogos e as delegações”, disse o governador.

O contrato celebrado traz compromissos recíprocos para a realização da competição de futebol, principalmente, nas áreas de segurança pública, saúde e mobilidade urbana. Serão sete dias de jogos, com uma novidade: três deles com rodadas duplas.

Primeiro jogo será em 3 de agosto de 2016

Os jogos olímpicos serão realizados entre 5 e 21 de agosto, mas a primeira partida de futebol em São Paulo será no dia 3, antes da abertura oficial. Já o último jogo na Capital será em 19 de agosto. A cidade vai sediar seis jogos da primeira fase, dois das quartas de final, um da semifinal e um da disputa pela medalha de bronze.

As seleções que irão jogar em São Paulo serão conhecidas até abril de 2016, mas o Brasil, que tem vaga garantida por sediar os Jogos Olímpicos, tem grandes chances de disputar alguns dos seus jogos na Capital, tanto com a seleção feminina quanto a masculina.

O Governo do Estado, desde a assinatura da Garantia Master Estadual (carta de intenções), assinada em 2008, e depois com a Lei do Ato Olímpico, em 2010, se comprometeu a apoiar a realização dos jogos em São Paulo, valendo-se, inclusive, do legado da Copa do Mundo de 2014.

Como exemplos, há o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que funciona como centro de coordenação de ações de segurança, a governança integrada e as oportunidades turísticas para o Estado. Os compromissos do Estado serão de reponsabilidade do Comitê Paulista das Olimpíadas 2016, que atuará como órgão planejador e executor das ações necessárias à operacionalização e realização do evento.

Nota da Prefeitura sobre o Pacaembu

De acordo com nota divulgada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, após a cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso, o secretário Celso Jatene destacou que durante a realização do evento, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, poderá ser utilizado para eventuais treinos e jogos do Corinthians, time mantenedor do estádio onde serão realizadas as partidas da Olimpíada. “E isso gratuitamente porque ele [o Corinthians] está cedendo gratuitamente a Arena para os Jogos Olímpicos”, disse Jatene.

Semana da Mobilidade e Dia Mundial sem Carro em SP. Na imagem ciclista na Avenida Paulista. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Semana da Mobilidade e Dia Mundial sem Carro em SP. Na imagem ciclista na Avenida Paulista. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Leia mais sobre
MOBILIDADE URBANA

 

cbj mundial judo sexta feira tiagLeia mais sobre
ESPORTES

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*