Terça-feira, 20 de junho de 2017 às 12h55


Vamos fazer uma viagem pelo mundo da Astronomia, conhecendo um pouco sobre a Energia Escura, através de dois programas elaborados pela UNIVESP.

A equipe do SP Pesquisa mostra o trabalho de construção do telescópio JPAS, uma cooperação Brasil-Espanha para estudar a energia escura. O que é energia escura, a concentração simétrica das galáxias, a tecnologia para observação de 7 bilhões de anos luz da história do Universo, e o entendimento atual da ciência sobre a cosmologia são os tópicos tratados em dois programas, gravados em São Paulo, em Teruel (onde fica o observatório), em Granada e em Angra dos Reis.

 

SP Pesquisa: Em busca da Energia Escura. Imagem: reprodução / UNIVESP TV

 

A segunda parte da reportagem de Tatiana Bertoni Celestino e Patrick Torres sobre o projeto JPAS, revela pesquisadores do Brasil e da Espanha envolvidos neste projeto, que busca, entre outras coisas, entender por que o Universo se expande cada vez mais depressa. Nesta segunda parte, Tatiana explica o funcionamento do telescópio principal, o T250, instalado na Serra do Javalambre, em Teruel, na Espanha. A reportagem fala, também, o papel dos telescópios auxiliares T80 (também em Javalambre) e T80 sul (instalado no Chile) – que, além de servir para calibrar o telescópio principal, desenvolvem outro projeto, o J-PLUS.

O SP Pesquisa é um programa que mostra os bastidores da produção científica brasileira em diversas áreas do conhecimento e é resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura e pela Univesp TV. Foram produzidos 26 programas, cada um com 28 minutos de duração.

Assista agora aos dois programas

SP Pesquisa: Em Busca da Energia Escura - Parte I - 1º Bloco

SP Pesquisa: Em Busca da Energia Escura - Parte I - 2º Bloco

SP Pesquisa: Em Busca da Energia Escura - Parte II - 1º Bloco
SP Pesquisa: Em Busca da Energia Escura - Parte II - 2º Bloco

Esta ilustração mostra a possível superfície de TRAPPIST-1f, um dos planetas recém-descobertos no sistema TRAPPIST-1. Crédito: NASA / JPL-Caltech

Leia mais sobre
ASTRONOMIA

 

Leia as últimas publicações