SP vista de cima: fotos aéreas da Fundação Energia e Saneamento


Segunda-feira, 21 de agosto de 2017 às 20h20


Dentre a vasta documentação iconográfica da Fundação Energia e Saneamento, que reúne mais de 260 mil itens, destacam-se conjuntos de aerolevantamentos da antiga companhia de energia Light, realizados a partir da década de 1920 em diferentes regiões do Estado de São Paulo. O aerolevantamento consiste em um conjunto de operações executadas por meio da instalação de equipamentos em uma aeronave para a obtenção de informações da parte terrestre, aérea ou marítima de um território. No caso da aerofotogrametria, utilizam-se aviões para a tomada fotográfica.

As mais de 26 mil imagens aerofotogramétricas do acervo da Fundação, do Fundo Eletropaulo, que totalizam uma área recoberta de aproximadamente 45 mil quilômetros quadrados, muitos deles ultrapassando os limites do Estado, se destacam por terem se transformado em registros histórico-geográficos das modificações na paisagem de São Paulo, como o trabalho de aerolevantamento realizado no Rio Pinheiros, a partir de 1928, pelo aviador inglês George Nelson-Smith.

 

Projeto realizado no acervo aerofotogramétrico da Fundação visa disponibilizar base geo-histórica do Estado a geógrafos e demais pesquisadores. Foto: acervo FES

 

Os registros de Nelson-Smith apresentam a sinuosidade original do Rio Pinheiros antes das obras que visaram o aumento da capacidade de geração de energia da Usina Henry Borden, de Cubatão, a partir da década de 1930, e que resultaram na retificação e reversão do Rio Pinheiros, na formação do Reservatório Billings, e na construção das usinas elevatórias de Pedreira e de Traição. À época, a construção de tais estruturas objetivou a atender à crescente industrialização e consequente aumento de demanda por energia elétrica na Capital.

 

Para a produção de mapa-índice do Estado, equipe da Fundação trabalha na composição de mosaicos a partir de diversos serviços aerofotogramétricos, tal como o realizado na bacia do Alto Tietê em 1947. Foto: acervo FES.
Clique na imagem para visualizar uma imagem 360º

 

Como forma de disponibilizar este rico material de pesquisa, a Fundação Energia e Saneamento tem executado ações de conservação nos documentos. Com supervisão de Luciana Amaral, especialista em organização e conservação de acervos, os procedimentos incluem a higienização, o reacondicionamento e a digitalização de todo o conjunto aerofotogramétrico da instituição, com o objetivo de disponibilizar os registros em seu site, para consulta online.

 

Aerofotos registram alterações na paisagem: na capital, imagem do Rio Pinheiros em 1933 revela sinuosidade original do curso,
tendo às suas margens o Clube Gêrmania, atual Esporte Clube Pinheiros. Foto: acervo FES

 

 

 

 

Além deste trabalho, o acervo aerofotogramétrico é alvo, no momento, de um projeto conduzido pela geógrafa Celina Pedroso, e que compreende o diagnóstico do material, com a organização e checagem de possíveis perdas de informação geográfica no seu conteúdo devido à ação do tempo, além da digitalização e da produção de um mapa índice, realizado com a utilização de um software de geoprocessamento e que terá, como base, uma planta do Estado de São Paulo. O objetivo é facilitar o trabalho de pesquisadores, em especial, de geógrafos, na consulta ao acervo de fotos aéreas da Fundação.

Várzea do Carmo. Fonte: Livro “Lembranças de São Paulo – A capital Paulista nos cartões-postais e álbuns de lembranças”. Publicado sob autorização dos autores.

Várzea do Carmo. Fonte: Livro “Lembranças de São Paulo – A capital Paulista nos cartões-postais e álbuns de lembranças”. Publicado sob autorização dos autores.

Leia mais sobre
HISTÓRIA DE SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*