STF decide contra habeas corpus que mantinha Lula fora da prisão


Quinta-feira, 5 de abril de 2018 às 19h59


Suprema Corte do Brasil decidiu por 6 a 5, negar o habeas corpus preventivo que permitiria ao ex-presidente ficar em liberdade até que todos os recursos legais possíveis fossem esgotados.

Gerson Soares

Em um julgamento que deixou clara a posição dos ministros quanto a questão da prisão após segunda instância, Rosa Weber foi o fiel da balança que com sua decisão de seguir a jurisprudência do colegiado denegou o habeas corpus (HC) interposto pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Ministra Cármen Lúcia, que presidiu com coragem a sessão plenária do STF. Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF (04/04/2018)

 

Coube, por fim, à presidente do Supremo Tribunal Federal, o voto de minerva, mesmo com a tentativa do advogado José Roberto Batochio de invocar motivos para que ela não desempatasse a votação. Corajosa, como tem demonstrado em seus pronunciamentos e decisões, a ministra Carmén Lúcia votou contra o HC e encerrou mais um episódio desta triste história envolvendo a corrupção na política nacional, onde agentes públicos utilizam a máquina do Estado para obterem vantagens para partidos e pessoais.

 

Ministro Edson Fachin durante sessão do STF e ministra Rosa Weber, cujo voto pode ter virado uma página ha história da impunidade à corrupção no Brasil. Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF (04/04/2018)

 

Jornais internacionais comentaram a decisão do STF

A imprensa internacional esteve atenta ao julgamento do Habeas Corpus de Lula, leia as manchetes de alguns dos principais jornais:

Reino Unido | Financial Times: Suprema Corte do Brazil decide que Lula cumprirá sentença de prisão – Decisão de encarcerar ex-presidente abre nova perspectiva para eleição de outubro.

Reino Unido | The Guardian: Lula do Brasil enfrenta prisão por corrupção após decisão da Suprema Corte – Apelo do ex-presidente para evitar a prisão foi rejeitado em ação que provavelmente encerrará sua carreira política.

Estados Unidos | The New York Times: Lula, ex-presidente do Brasil, pode ser preso, conforme Corte – Decisão vira a política do país e parece anular sua tentativa de voltar ao poder.

Espanha | El País: A Suprema Corte do Brasil leva Lula da Silva a sua entrada iminente na prisão – Por uma margem estreita de seis votos a cinco, os magistrados da alta corte rejeitam o último recurso do ex-presidente para impedir sua prisão.

Itália | Corriere della Sera: Rosa Weber, a magistrada brasileira que decidiu o destina de Lula – Seu voto foi decisivo para mandar o ex-presidente para a prisão.

Portugal | Jornal de Notícias: Maioria do Supremo Tribunal Federal nega “habeas corpus” de Lula da Silva – (...) decidiu rejeitar com seis votos a favor e cinco contra, um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com vista a impedir que este seja preso até ser julgado em todas as instâncias da justiça brasileira.

Portugal | Correio da Manhã: Supremo recusa recurso de Lula da Silva e deixa-o mais perto da prisão

França | Le Monde: Brasil: O encarceramento do ex-presidente Lula aprovado pelo Supremo Tribunal Federal

Alemanha | Bild: Terremoto político no Brasil! – Lula governou até 2010, quer ser chefe de Estado novamente em 2018 e já foi considerado o candidato mais promissor - mas agora, em vez de palácio, provavelmente será preso.

O juiz federal Sérgio Moro, durante o programa Roda Viva da TV Cultura, em entrevista nesta segunda-feira (26), ao vivo. Foto: TV Cultura / Reprodução

Leia mais sobre
JUSTIÇA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo
STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo
Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo
Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo
Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula
Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo
Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
  • Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo

  • STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo

  • Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo

  • Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo

  • Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula

  • Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo

  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*