Tatuapé 45 graus: formato de estacionamento aproveita melhor o espaço público


Quinta-feira, 29 de outubro de 2015, às 17h35


A Prefeitura de São Paulo tem investido bastante energia em lazer e ciclovias no intuito de democratizar os espaços públicos da cidade. Outras ações nesse sentido são os parklets e a polêmica do fechamento das ruas para brincar e até tomar sol, como na Avenida Paulista.

Estas são ações que dividem as opiniões, já que não faltam parques, praças e lugares aprazíveis para que a população possa se divertir, bem ao lado (Parque Ibirapuera) e na própria Avenida Paulista (Parque Trianon), por exemplo. O órgão se volta para o centro e os jardins, com a criação de parklets – áreas contíguas às calçadas com mesas e bancos para o convívio e o lazer – ou a caríssima ciclovia da Paulista.

Mas perde a oportunidade para fomentar a democratização dos espaços em bairros mais afastados, no sentido de melhorar a ocupação conforme as necessidades.

 

Estacionamento em 45 graus na Rua Henrique Dumont esquina com a Rua Cantagalo no Tatuapé: espaço suficiente até para as bicicletas sem prejuízo ao trânsito local. Foto: aloimage

Estacionamento em 45 graus na Rua Henrique Dumont esquina com a Rua Cantagalo no Tatuapé: espaço suficiente até para as bicicletas sem prejuízo ao trânsito local. Foto: aloimage

 

O Tatuapé apresenta um déficit gigantesco de vagas para estacionamento, basta uma pequena volta pelo bairro para notar esse fato. Com a chegada de novas empresas e o aumento da população, através da ocupação dos condomínios que são entregues – dispondo os proprietários de 2, 3, 4 ou até mais vagas na garagem.

Com isto as ruas estão cada vez mais apinhadas e há menos vagas para estacionar na hora de ir fazer uma compra, buscar um serviço e utilizar a boa infraestrutura do bairro. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) criou faixas próximas aos semáforos duplicando o espaço em diversas ruas e diminuindo também as vagas para estacionar.

O estacionamento em 45º é utilizado com sucesso em algumas vias do bairro, como na Rua Henrique Dumont – próximo à Rua Cantagalo. Como está existem várias outras que poderiam ser utilizadas com mais inteligência e democracia. O que vemos são motoristas que utilizam o espaço deixado na duplicação das ruas, para cortar todos os demais e obter vantagem nos cruzamentos.

Com pouco gasto, pequenas adaptações e quase nenhum impacto sobre o trânsito, ao adotar o estacionamento em 45 graus no Tatuapé e Jardim Anália Franco, a Prefeitura de São Paulo traria benefícios aos moradores e também para o comércio. É certo que já existem alguns espaços onde o formato foi adotado há muito tempo, em outras gestões. No entanto, há várias ruas que suportariam essa medida.

Esta sugestão será entregue ao Comando da Engenharia de Tráfego e à Secretaria Municipal de Transportes para que possam estudar a sua viabilidade. Em conversa com o secretário municipal de Transportes Jilmar Tatto, durante a implantação do projeto “CET no Seu Bairro”, já havíamos explanado esse assunto que segundo ele deveria ser estudado, após envio de agentes aos locais citados pelo nossa reportagem em fevereiro deste ano.

Porém, oito meses depois, nem o estudo ou o programa “CET no Seu Bairro” chegaram ao Tatuapé. Deixe seu comentário sobre este assunto: o que você do estacionamento em 45º no bairro?

Flor em um dos jardins do parque. Foto: Túlio Rossetti

Flor em um dos jardins do parque Ceret. Foto: Túlio Rossetti

Leia mais sobre
TATUAPÉ

mapa metro analiaLeia mais sobre
BAIRRO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*