Tatuapé: buraco deixado há mais de dois meses pode provocar acidentes


Terça-feira, 15 de novembro de 2016, às 09h49


A má administração das verbas públicas no bairro do Tatuapé é uma amostra do que acontece na cidade. No quesito “buraqueira brava”, temos um na Rua Euclides Pacheco e outros três que estão se alastrando na esquina da ruas Tuiuti com Azevedo Soares, mas existem muitos mais.

Gerson Soares

Temos mostrado diversos problemas que existem no bairro ao invés de apenas exaltar a pujança do Tatuapé e Jardim Anália Franco. O avanço da região é evidente e não faltam reportagens para exaltar o comércio, os serviços e toda a infraestrutura existente. No entanto, o que vemos são fatos antagônicos quando comparamos o desenvolvimento com a péssima administração em diversas frentes. Nem ao serem alertadas, as autoridades tomam as providências esperadas, o que denota certa indiferença com questões como segurança, trânsito e limpeza pública, citando esses itens como exemplos.

 

Má administração: risco de colisão. Foto: aloimage

Má administração: risco de colisão. Foto: aloimage

 

Recentemente foram instalados semáforos na esquina das ruas Nestor de Barros com Aguapei e Monte Serrat com Professor Pedreira de Freitas. A administração é tão distanciada de providências realmente eficientes que não houve nenhuma melhoria para facilitar o acesso de quem sobe a Rua Aguapei (sentido Rua Francisco Marengo). Partindo das ruas Monte Serrat e Nestor de Barros, o motorista que pretende manobrar, respectivamente, à esquerda (subindo) ou à direita (descendo), precisa fazer acrobacias ao volante devido ao declive que existe no encontro destas com a Rua Aguapei.

Impedido pela enorme diferença na configuração do asfalto, o condutor precisa parar o seu veículo - a fim de não bater a frente no chão - e continuar lentamente, sobremaneira os carros com perfis mais baixos. Deduzir sobre as consequências desse tipo de problema que resulta da falta de gestão é muito simples: lentidão e mais confusão no trânsito do bairro, que piora a cada dia, sendo que um dos motivos – apontado por agentes da própria CET – é a valeta mal feita, causando esses tipos de desníveis.

Desvios perigosos

Manobras difíceis para livrar-se da incapacidade administrativa que rege a cidade e diversos bairros, também podem ser vistas e já foram apontadas pelas nossas reportagens sem que ninguém tomasse providências ou pelo menos as justificasse. Um caso clássico é a Rua Azevedo Soares, em frente ao Colégio Ascendino Reis, onde o motorista precisa desviar das imperfeições no asfalto, para não danificar rodas e suspensão do carro, arriscando-se a colisões ou atropelamentos. Como não temos notícias de que esses tipos de acidentes tenham acontecido é de se deduzir que se não ocorrerem o péssimo serviço continuará sendo feito, mas por outro lado é muito bem pago pelo contribuinte, com o dinheiro público recolhido através dos pesados impostos.

Trafegando pela Rua Tuiuti, quase esquina com Rua Azevedo Soares a situação se repete devido à “buraqueira brava” que vai se alastrando. Assim, continuando pelas ruas do bairro, vimos mais um fato, ou melhor, mais um buraco, que ainda não registra nenhum acidente grave. Pelo menos foi o que nos informaram trabalhadores que circulavam pelo local na manhã desta segunda-feira (14). “Esse buraco está aí há dois meses”, disse um deles. “O pessoal desvia e às vezes passa por cima da calçada”, completou outro. A obra, ou melhor, a falta de obra para sanar o problema, fica na Rua Euclides Pacheco em frente ao número 1587. As imagens mais abaixo mostram o que está acontecendo diariamente com os motoristas que precisam desviar e o risco desnecessário no qual incorrem, devido à falta de manutenção.

Lembrando que aproximadamente daqui a 60 dias, em janeiro de 2017, infalivelmente chegarão as contas para pagar referentes ao IPVA (impostos sobre propriedade de veículos automotores) e IPTU (imposto predial, territorial e urbano). A cada ano esses impostos aumentam e os serviços pioram.

VONTADE POLÍTICA

Apesar da cobrança infalível de impostos como IPVA e IPTU, as condições do asfalto na cidade estão péssimas.

  • Motorista desvia do buraco. Foto: aloimage
  • Motorista usa a pista contrária. Foto: aloimage
  • Buraco na Euclides Pacheco. Foto: aloimage
  • Má administração: risco de colisão. Foto: aloimage

As verbas milionárias arrecadadas com as multas, poderiam ser usadas na manutenção da malha viária, bastaria uma pequena dose de vontade política. Mas será que isso interessa às autoridades atualmente estabelecidas? Com a resposta os órgãos responsáveis.

Tatuapé 45º: estacionamento para cinco carros onde só haveria lugar para dois. A paisagem e a arqutietura vista nesta fotografia ilustram bem a situação encontrada no bairro hoje. Foto: aloimage

Tatuapé 45º é a nossa sugestão protocolada pela CET: estacionamento para cinco carros onde só haveria lugar para dois. A paisagem e a arqutietura vista nesta fotografia ilustram bem o bom aproveitamento do espaço em parte da Rua Henrique Dumont. A situação encontrada no bairro hoje é bem diferente (saiba mais em estacionamento+45). Foto: aloimage

Leia mais sobre
TATUAPÉ

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*