Tatuapé, Jardim Anália Franco e a escassez de água


Segunda-feira, 28 de setembro de 2015, às 12h44


As chuvas dos últimos dias foram bem-vindas, mas não alteraram a difícil situação do Sistema Cantareira que abastece diversos bairros de São Paulo, entre eles o Tatuapé que engloba o Jardim Anália Franco.

O volume que tem chovido em São Paulo, já supera as expectativas pluviométricas de setembro, com as chuvas dos últimos três dias. Somente na madrugada desta segunda-feira – foram seis horas de chuvas intensas – choveu o equivalente a 20% do esperado para o mês. Diversas árvores caíram atingindo carros e imóveis, trazendo problemas para o trânsito e há registro de precipitações com granizo que também causaram prejuízos.

 

Os baldes podem ajudar a economizar água e até se tornar elementos decorativos, depende da vontade e imaginação de cada um. Fotos: Stock Photo. Sobrefotos: aloart

Os baldes podem ajudar a economizar água e até se tornarem elementos decorativos, depende da vontade e imaginação de cada um. Fotos: Stock Photo. Sobrefotos: aloart

 

No entanto, esse volume não melhorou muito a situação do Sistema Cantareira que continua operando no vermelho, ou seja, utilizando a reserva técnica que hoje (28/9) está com -13,1%, de acordo com o boletim diário da Sabesp.

O Governo de São Paulo tem feito campanhas e está dando incentivos nas contas de água para quem economizar o líquido que se torna cada vez mais precioso. Isto para que não falte em momentos simples, como tomar um banho. A falta d’água chega aos condomínios da cidade que se abastecem com caminhões pipa quando necessário. Mesmo assim, já são registrados casos em que a água não foi suficiente para todos os moradores dos inúmeros prédios espalhados pelos bairros do Tatuapé e Jardim Anália Franco.

Pensamento nisso, um engenheiro morador do bairro fez alguns cálculos para mostrar que é possível economizar sem sacrifícios. Veja a seguir.

“Se economizarmos um balde de 20L (litros) de água por dia e morarmos em um prédio de 25 andares, com 4 apartamentos por andar, sendo que todos os moradores economizem também, quantos m³ de água economizaremos em 1 mês?”, questiona e exemplifica.

1) Somente eu economizando:

20L x 30 dias = 600L/mês

2) Quantos apartamentos?

4 x 25 = 100 apartamentos

3) Se todos os apartamentos economizarem?

600L x 100 apartamentos = 60.000 L

“Sim, 60.000L ou 60m³. Seria o equivalente a 60 caixas d’água de 1000L ou a 6 piscinas de 10.000L. E como podemos economizar essa água?

Simples, coletando a água fria que sai do chuveiro enquanto aguardamos que ela esquente. De grão em grão podemos ajudar o nosso planeta!”

O engenheiro explica que se baseou no sistema de aquecimento a gás – instalado em diversos condomínios. Mas que a economia também pode ser feita por quem utiliza chuveiro elétrico – que aquece a água mais rapidamente. Sempre haverá economia com esse tipo de coleta até a água estar aquecida de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Falando sobre seu cálculo ele diz: “imagine se todos do bairro economizassem? O Cantareira, outras reservas e aquíferos com certeza não estariam assim!”, completa referindo-se à crise hídrica que coloca em sobressalto os moradores de condomínios de São Paulo, assim como do Tatuapé.

Parque do Piqueri

Parque do Piqueri. Foto: aloimage

Leia mais sobre
TATUAPÉ

 

Praça Sílvio Romero, Tatuapé. Foto: ALOIMAGE

Praça Sílvio Romero, Tatuapé. Foto: aloimage

Leia mais sobre
ÁRVORES FRUTÍFERAS NA PRAÇA SÍLVIO ROMERO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*