Tatuapé, Jardim Anália Franco e a escassez de água


Segunda-feira, 28 de setembro de 2015, às 12h44


As chuvas dos últimos dias foram bem-vindas, mas não alteraram a difícil situação do Sistema Cantareira que abastece diversos bairros de São Paulo, entre eles o Tatuapé que engloba o Jardim Anália Franco.

O volume que tem chovido em São Paulo, já supera as expectativas pluviométricas de setembro, com as chuvas dos últimos três dias. Somente na madrugada desta segunda-feira – foram seis horas de chuvas intensas – choveu o equivalente a 20% do esperado para o mês. Diversas árvores caíram atingindo carros e imóveis, trazendo problemas para o trânsito e há registro de precipitações com granizo que também causaram prejuízos.

 

Os baldes podem ajudar a economizar água e até se tornar elementos decorativos, depende da vontade e imaginação de cada um. Fotos: Stock Photo. Sobrefotos: aloart

Os baldes podem ajudar a economizar água e até se tornarem elementos decorativos, depende da vontade e imaginação de cada um. Fotos: Stock Photo. Sobrefotos: aloart

 

No entanto, esse volume não melhorou muito a situação do Sistema Cantareira que continua operando no vermelho, ou seja, utilizando a reserva técnica que hoje (28/9) está com -13,1%, de acordo com o boletim diário da Sabesp.

O Governo de São Paulo tem feito campanhas e está dando incentivos nas contas de água para quem economizar o líquido que se torna cada vez mais precioso. Isto para que não falte em momentos simples, como tomar um banho. A falta d’água chega aos condomínios da cidade que se abastecem com caminhões pipa quando necessário. Mesmo assim, já são registrados casos em que a água não foi suficiente para todos os moradores dos inúmeros prédios espalhados pelos bairros do Tatuapé e Jardim Anália Franco.

Pensamento nisso, um engenheiro morador do bairro fez alguns cálculos para mostrar que é possível economizar sem sacrifícios. Veja a seguir.

“Se economizarmos um balde de 20L (litros) de água por dia e morarmos em um prédio de 25 andares, com 4 apartamentos por andar, sendo que todos os moradores economizem também, quantos m³ de água economizaremos em 1 mês?”, questiona e exemplifica.

1) Somente eu economizando:

20L x 30 dias = 600L/mês

2) Quantos apartamentos?

4 x 25 = 100 apartamentos

3) Se todos os apartamentos economizarem?

600L x 100 apartamentos = 60.000 L

“Sim, 60.000L ou 60m³. Seria o equivalente a 60 caixas d’água de 1000L ou a 6 piscinas de 10.000L. E como podemos economizar essa água?

Simples, coletando a água fria que sai do chuveiro enquanto aguardamos que ela esquente. De grão em grão podemos ajudar o nosso planeta!”

O engenheiro explica que se baseou no sistema de aquecimento a gás – instalado em diversos condomínios. Mas que a economia também pode ser feita por quem utiliza chuveiro elétrico – que aquece a água mais rapidamente. Sempre haverá economia com esse tipo de coleta até a água estar aquecida de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Falando sobre seu cálculo ele diz: “imagine se todos do bairro economizassem? O Cantareira, outras reservas e aquíferos com certeza não estariam assim!”, completa referindo-se à crise hídrica que coloca em sobressalto os moradores de condomínios de São Paulo, assim como do Tatuapé.

Parque do Piqueri

Parque do Piqueri. Foto: aloimage

Leia mais sobre
TATUAPÉ

 

Praça Sílvio Romero, Tatuapé. Foto: ALOIMAGE

Praça Sílvio Romero, Tatuapé. Foto: aloimage

Leia mais sobre
ÁRVORES FRUTÍFERAS NA PRAÇA SÍLVIO ROMERO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*