Torre Eiffel

Vista do rio Sena com a Ponte Alexandre III ao fundo e a torre à esquerda. Foto: Getfunky Paris (Flickr)

Torre Eiffel, vista do Champ de Mars, em Paris, França. Foto: Benh Lieu Song

Quinta-feira, 17 de julho de 2014 às 19h03


Wikipedia – A Torre Eiffel (em francês: Tour Eiffel) é uma torre construída no século XIX num projeto de treliça de ferro. Está localizada no Champ de Mars, em Paris, apesar de o projeto ter sido criticado em sua concepção, se tornou um ícone mundial da França, uma das estruturas mais reconhecidas no mundo e a mais alta de Paris, sendo hoje o monumento pago mais visitado do mundo, onde milhões de pessoas sobem à torre todos os anos. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

A torre possui 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004. A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos para subir pelas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador e geralmente sem acesso ao público. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tem sanitários e várias lojas e o segundo nível tem um restaurante.

Origem

O governo da França planejou a Exposição Universal de 1889, a Feira Mundial que iria comemorar o centenário da Revolução Francesa e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Campo de Marte, no centro de Paris. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. Após uma discussão sobre a melhor proposta de peça central para a exposição, o comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), de quem herdaria o nome, da torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 324 metros de altura, possuía 7 300 toneladas quando foi construída.

Foto do destaque: 
Vista sobre Paris, ao anoitecer, a partir da torre de Maine-Montparnasse. Foto: Benh Lieu Song

A Torre Eiffel, em novembro de 1888, cerca de quatro meses antes da sua conclusão. Foto: Louis-Emile Durandelle

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*