TV Cultura exibe neste sábado programa sobre os mistérios do oceano


Quinta-feira, 12 de março de 2015, às 15h53

Agência FAPESP – Os mistérios do oceano são o tema do episódio do programa SP Pesquisa que será exibido neste sábado (14/03) pela TV Cultura.

Episódio do SP Pesquisa apresentará pesquisas realizadas com os navios Alpha Crucis e Alpha Delphini e com o submarino japonês Shinkai. Imagem: reprodução SP Pesquisa

Episódio do SP Pesquisa apresentará pesquisas realizadas com os navios Alpha Crucis e Alpha Delphini e com o submarino japonês Shinkai. Imagem: reprodução SP Pesquisa

O programa – que estreou no dia 7 de março e é resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura – apresenta os bastidores da produção científica paulista em diversas áreas do conhecimento.

No episódio que vai ao ar no dia 14, a reportagem mostrará duas viagens de estudos realizadas pelos navios Alpha Crucis e Alpha Delphini, adquiridos com apoio da FAPESP.

Uma das pesquisas apresentadas quer monitorar a temperatura, a pressão e a salinidade das águas nos mares brasileiros e, assim, melhorar os dados sobre previsão do tempo e sobre os estudos do clima.

Em outra, uma equipe de cientistas busca informações sobre as correntes do Atlântico Sul, integrando o projeto internacional chamado South Atlantic Meridional Overtuning Circulation (Samoc).

O programa também apresenta a pesquisa desenvolvida com o submarino japonês Shinkai, que estuda a biodiversidade do mar profundo na costa brasileira.

Na TV Cultura, o programa SP Pesquisa vai ao ar aos sábados às 16h. Ele também será exibido na Univesp TV às 19h aos domingos e às 21h30 às quintas-feiras.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*