Um gênio sob a raridade de ELA

 


Segunda-feira, 13 de outubro de 2014, 21h05

O professor Stepen Hawking, um gênio portador da rara doença. Dentre as imagens, uma caricatura para os Simpsons. Fotos: site Stephen Hawking

O professor Stepen Hawking, um gênio portador da rara doença. Dentre as imagens, uma caricatura para os Simpsons. Fotos: site Stephen Hawking

Stephen Hawking é o famoso físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge, onde hoje encontra-se como professor lucasiano emérito, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Atualmente, é diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.

Recentemente foi anunciada sua cinebiografia sem título em português, The Theory of Everything (que traduzindo ficaria A Teoria de Tudo). O filme será estrelado por Eddie Redmayne (um dos protagonistas da série Os Pilares da Terra) como Professor Hawking e Felicity Jones como Jane Hawking.

O filme mostra a história do mais brilhante e famoso físico do nosso tempo e Jane, desde a primeira reunião em Cambridge, no ano de 1964, com sucessos acadêmicos posteriores de Stephen e sua deficiência aumentando. O lançamento do filme está programado para o dia 07 de novembro de 2014 nos Estados Unidos e no Reino Unido no dia 1 de Janeiro de 2015.

Pouco se esperava de Stephen Hawking, um estudante brilhante da cosmologia, mas a quem foram dados apenas dois anos de vida, após o diagnóstico de uma doença fatal aos 21 anos de idade: ELA (esclerose lateral amiotrófica). Apesar de seu amor por Jane, ser chamado de o sucessor de Einstein e dos seus três filhos, ao longo dos anos seu corpo sucumbiu à doença, mas sua fama como cientista aumentou e ambos os fatos alteraram drasticamente seu relacionamento com a esposa.

Nascido no dia 8 de janeiro de 1942, casou-se pela primeira vez em julho de 1965 com Jane Wilde, separando-se em 1991. Casou depois com sua enfermeira Elaine Mason em 16 de setembro de 1995. Hawking continua combinando a vida em família (seus filhos e um neto) e sua investigação em física teórica junto com um extenso programa de viagens e conferências aos 72 anos.

 


Assunto relacionado

 

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*