Vacinação contra a gripe H1N1 atinge metas, diz ministério da Saúde


Sexta-feira, 20 de maio de 2016 às 19h09


Apesar disso algumas cidades brasileiras enfrentam problemas com a falta de vacinas para as crianças que precisam tomar a segunda dose de reforço, divulgou na tarde de hoje a Globo News. Governo de São Paulo distribui por conta própria mais 1,9 milhões de vacinas.

Para o Ministério da Saúde, a vacinação alcançou 80% da população de risco. No entanto, estados e municípios, que não atingiram a meta, podem continuar vacinando. Embora o encerramento da campanha estivesse programado para esta sexta-feira, os estados que não alcançaram a meta ou ainda possuírem doses disponíveis, podem seguir vacinando a população prioritária”, explica o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antonio Nardi. Segundo o secretário, em todo o país, 22 estados puderam adiantar suas vacinações, o que permitiu a alta cobertura vacinal alcançada até este momento.

 

Mais de 10,1 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe no estado de São Paulo. Foto: A2img / Eduardo Saraiva

Mais de 10,1 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe no estado de São Paulo, que prorroga a campanha até 31 de maio. Foto: A2img / Eduardo Saraiva

 

O balanço do Ministério da Saúde divulgado na tarde desta sexta-feira (20) indica que 41,1 milhões de brasileiros (81,5% do público-alvo) já se protegeram contra a doença. A expectativa era vacinar, pelo menos, 80% das 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. Até agora, 11 estados e Distrito Federal já alcançaram a meta de vacinar 80% da população prioritária: RO (88%); AP (89,7%); PI (82,6%); AL (81,3%); MG (82,7%); ES (90,4%); SP (90,9%); PR (85,8%); SC (87,4); RS (84,8%); GO (84,1%); DF (92,3%).

Vacinação em São Paulo atingiu 10,1 milhões até agora

De acordo com a nota publicada, o órgão enviou aos estados 54 milhões de doses da vacina para imunizar as 49,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo. A campanha nacional de vacinação contra a gripe terminou hoje. No entanto, o governo do Estado de São Paulo, distribuirá a partir desta segunda-feira (23), 1,94 milhão de doses extras e prorroga a campanha até o dia 31 de maio. “Quem não teve a oportunidade de tomar a vacina agora tem até o fim do mês. A vacina tem uma eficácia de mais de 80%”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Segundo o governo, as doses extras da vacina foram adquiridas pelo estado, por iniciativa própria, junto ao Instituto Butantan, órgão ligado à pasta estadual, produtor das vacinas. “Com este novo lote, podemos reforçar a prevenção em favor do público-alvo e abranger a imunização aos doentes crônicos e demais grupos prioritários. A segunda dose da vacina às crianças está totalmente garantida”, explica o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

Todas as regiões do estado serão beneficiadas, porém, serão priorizados os municípios que ainda não atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo, formado por crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), doentes crônicos, indígenas e população carcerária. Além da gripe A (H1N1), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses irão proteger a população contra os vírus do inverno de 2016, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Criança com varicela. Foto: Divulgação / APM

Criança com varicela. Foto: Divulgação / APM

Leia mais sobre
SAÚDE

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*