Vacinação contra a gripe H1N1 atinge metas, diz ministério da Saúde


Sexta-feira, 20 de maio de 2016 às 19h09


Apesar disso algumas cidades brasileiras enfrentam problemas com a falta de vacinas para as crianças que precisam tomar a segunda dose de reforço, divulgou na tarde de hoje a Globo News. Governo de São Paulo distribui por conta própria mais 1,9 milhões de vacinas.

Para o Ministério da Saúde, a vacinação alcançou 80% da população de risco. No entanto, estados e municípios, que não atingiram a meta, podem continuar vacinando. Embora o encerramento da campanha estivesse programado para esta sexta-feira, os estados que não alcançaram a meta ou ainda possuírem doses disponíveis, podem seguir vacinando a população prioritária”, explica o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antonio Nardi. Segundo o secretário, em todo o país, 22 estados puderam adiantar suas vacinações, o que permitiu a alta cobertura vacinal alcançada até este momento.

 

Mais de 10,1 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe no estado de São Paulo. Foto: A2img / Eduardo Saraiva

Mais de 10,1 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe no estado de São Paulo, que prorroga a campanha até 31 de maio. Foto: A2img / Eduardo Saraiva

 

O balanço do Ministério da Saúde divulgado na tarde desta sexta-feira (20) indica que 41,1 milhões de brasileiros (81,5% do público-alvo) já se protegeram contra a doença. A expectativa era vacinar, pelo menos, 80% das 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. Até agora, 11 estados e Distrito Federal já alcançaram a meta de vacinar 80% da população prioritária: RO (88%); AP (89,7%); PI (82,6%); AL (81,3%); MG (82,7%); ES (90,4%); SP (90,9%); PR (85,8%); SC (87,4); RS (84,8%); GO (84,1%); DF (92,3%).

Vacinação em São Paulo atingiu 10,1 milhões até agora

De acordo com a nota publicada, o órgão enviou aos estados 54 milhões de doses da vacina para imunizar as 49,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo. A campanha nacional de vacinação contra a gripe terminou hoje. No entanto, o governo do Estado de São Paulo, distribuirá a partir desta segunda-feira (23), 1,94 milhão de doses extras e prorroga a campanha até o dia 31 de maio. “Quem não teve a oportunidade de tomar a vacina agora tem até o fim do mês. A vacina tem uma eficácia de mais de 80%”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Segundo o governo, as doses extras da vacina foram adquiridas pelo estado, por iniciativa própria, junto ao Instituto Butantan, órgão ligado à pasta estadual, produtor das vacinas. “Com este novo lote, podemos reforçar a prevenção em favor do público-alvo e abranger a imunização aos doentes crônicos e demais grupos prioritários. A segunda dose da vacina às crianças está totalmente garantida”, explica o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

Todas as regiões do estado serão beneficiadas, porém, serão priorizados os municípios que ainda não atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo, formado por crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), doentes crônicos, indígenas e população carcerária. Além da gripe A (H1N1), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses irão proteger a população contra os vírus do inverno de 2016, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Criança com varicela. Foto: Divulgação / APM

Criança com varicela. Foto: Divulgação / APM

Leia mais sobre
SAÚDE

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*