Visitantes podem reviver “7 de setembro” no Parque Caminhos do Mar


Terça-feira, 23 de setembro de 2014, às 12h57

A Independência do Brasil – um dos episódios mais importantes da história do país – pode ser revivida no Parque Caminhos do Mar.

Calçada do Lorena, nos Caminhos do Mar. Foto: Fundação Energia e Saneamento de São Paulo

Calçada do Lorena, nos Caminhos do Mar. Foto: Fundação Energia e Saneamento de São Paulo

O roteiro turístico, que está localizado dentro de uma Unidade de Conservação Estadual entre as cidades de Cubatão e São Bernardo do Campo, em São Paulo, abrange, além da Estrada Velha de Santos, trechos da Calçada do Lorena, inaugurada em 1792.

Construída com a intenção de regular e incrementar a movimentação de cargas e pessoas entre o planalto e o litoral paulista, a Calçada do Lorena foi a primeira estrada pavimentada (com pedras) do Estado de
São Paulo.

No dia 7 de setembro de 1822, antes de Dom Pedro I ecoar o famoso grito de “Independência ou Morte” às margens do Ipiranga, o Imperador percorreria a trilha ao voltar a São Paulo após uma visita à cidade de Santos.

Para conhecer o roteiro Caminhos do Mar – que é gerenciado pela Fundação Energia e Saneamento – é necessário agendar visitas pelo telefone (013) 3372-3307 ou pelo e-mail caminhosdomar@caminhosdomar.org.br. O Parque fica aberto de terça a domingo, das 9 às 16 horas e conta com monitores para acompanhar os visitantes no percurso.


 

Assunto relacionado:

Pelos velhos caminhos da SP-Santos

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*