Terça-feira, 28 de outubro de 2014, às 16h56


A Secretaria de Serviços emitiu nota na tarde de hoje (28) sobre o WiFi Livre na Praça Sílvio Romero.

Praça Sílvio Romer agora tem WiFi Livre, onde qualquer pessoa pode conectar-se à Internet. Foto: aloimage

Praça Sílvio Romer agora tem WiFi Livre, onde qualquer pessoa pode conectar-se à Internet. Foto: aloimage

Finalmente, os moradores e frequentadores da Praça Sílvio Romero, poderão utilizar o serviço gratuito da Prefeitura da Cidade de São Paulo (PMSP). Com alguns meses de atraso (veja nos links relacionados), o órgão acaba de divulgar que desde ontem (27) o sinal do WiFi Livre foi ativado em duas praças: Praça Sílvio Romero (Tatuapé) e Praça João Beiçola (Grajaú). Segundo a Secretaria Municipal de Serviços, com estas adições, já são 73 praças ativas, 20 em implantação e 27 em projeto.

A intenção da PMSP é de que até o final do ano as 120 estejam em funcionamento. A zona Leste já possui 22 praças em operação, 8 em implantação e outras 6 em projeto.

A Subprefeitura Mooca, à qual parte do bairro do Tatuapé se coliga, já está contemplada em todos os seus distritos com a rede gratuita nos seguintes locais:
Praça General Humberto de Souza Mello – Distrito Belém
Largo da Concórdia – Distrito Brás
Praça São Luis do Curu – Distrito Água Rasa
Praça Ciro Pontes / Ao lado do Senai – Distrito Mooca
Praça Silvio Romero – Distrito Tatuapé

WiFi Livre SP

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, o projeto WiFi Livre oferece à população internet de qualidade em 120 espaços da capital. A velocidade é de 512 kbits/s efetivos e estáveis por usuário para download e upload, está velocidade é suficiente para baixar arquivos, navegar na internet e acessar redes sociais. Para acessar basta ter um dispositivo compatível com a tecnologia WiFi (tablets, celulares, notebooks, etc.) e homologado pela Anatel.

Saiba mais sobre o WiFi Livre

Qualidade da Conexão

Nenhum dado é coletado durante a navegação, exceto aqueles relacionados à qualidade na internet quer serão aferida por meio do Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (SIMET) em parceria da Secretaria de Serviços com a NIC.BR.

A Universidade Federal do ABC também participará da avaliação da qualidade do sinal WiFi por meio de pesquisas sociológicas (com os munícipes que utilizam o WiFi) e medições técnicas.

Locais contemplados

Todos os 96 distritos da cidade serão contemplados com ao menos 1 praça dentro de sua localidade. A região central possui um número maior de locais beneficiados em razão do grande número de locais emblemáticos presentes e do fluxo diário de pessoas que circulam no centro todos os dias. São 120 praças no total.

Áreas de cobertura

Para melhor delinear o projeto, foram considerados limites de cobertura diferentes para cada local. Os parques e praças possuem condições geográfica que podem afetar a qualidade de serviço ou áreas que não estão em uso. Os parques são cobertos em 50% de sua área e as praças em 70%. Por exemplo: Áreas do Parque distantes e pouco visitadas ou área que não é utilizada pelo munícipe, como o estacionamento localizado no Pateo do Colégio.


Disponibilidade do Serviço

De acordo com o edital, a disponibilidade do serviço no mês deve ser de 96%. O sinal WiFi é oferecido 7 dias por semana,30 dias no mês, totalizando 720 horas mensais, isso permite que o serviço fique offline 28 horas por mês. Este tempo é usado para manutenção da rede e outros serviços necessários. Lembramos que quando a conexão não está satisfatória, considera-se este período de oscilações dentro destas 28 horas em que o serviço pode ficar indisponível.

As informações são da Secretaria Municipal de Serviços

Leia sobre os assuntos relacionados a este tema

[huge_it_gallery id="34"]

 

Leia as últimas publicações