Xtreme Gold Team dojô


Quarta-feira, 13 de julho de 2016, às 20h47


Na matéria anterior, falamos sobre as tradições nipônicas que envolvem o dojô e o Jiu Jitsu, lembrando as origens. Para que um espaço sagrado como esse seja criado é preciso a iniciativa de um lutador, alguém que goste de se envolver em competições e desenvolver-se nas artes marciais até o mais alto grau, como o líder da Xtreme Gold Team, mestre Pedra.

Gerson Soares

Em 1995, portanto há 21 anos, foram dados os primeiros passos para a fundação de um verdadeiro dojô de lutas e artes marciais no bairro do Tatuapé em São Paulo. Até esse espaço crescer e se desenvolver certamente exigiu horas de dedicação e muito suor, como sempre foi feito muito longe daqui, num arquipélago de formações vulcânicas e montanhas, cuja mais famosa delas é conhecida como Monte Fuji (o termo fuji, etimologicamente pode representar o interminável, harmonioso, sem igual, dentre outras interpretações, enquanto yama = montanha, portanto em japonês, temos Fujiyama).

 

Reflexos do Monte Fuji no Lago Tanuki. Foto: 名古屋太郎 via Wikicommons

Reflexos do Monte Fuji no Lago Tanuki. Foto: 名古屋太郎 via Wikicommons

 

Dessa terra distante, o Japão, junto com os primeiros viajantes que desbravavam o mundo exibindo seus dotes marciais, veio o Jiu Jitsu moderno, que no Brasil começou a ser conhecido pelo final do século XIX e propagou-se com mais intensidade a partir de meados do século XX, com seus principais precursores, os membros da família Gracie – de ascensão escocesa são originários de Belém-PA – que da Amazônia foram difundir sua arte no Rio de Janeiro. De lá, sua arte que ficaria mundialmente conhecida como Brazilian Jiu Jitsu, não demorou muito para chegar a São Paulo.

Fabiano Victorino, o Pedra, um jovem morador do bairro, começou a praticar essa arte e em seu aprendizado destacou-se nos campeonatos enquanto faixa roxa e marrom, depois sagrando-se vice-campeão Panamericano Black Belt em 2007 e campeão Panamericano Black Belt em 2008 pela International Brazilian Jiu Jitsu Federation, dentre outros títulos importantes conquistados até 2016, por ele e pela sua equipe. “Na Xtreme Gold Team nós desenvolvemos a união, o foco e a persistência”, disse após o treino matinal no início de julho.

A presença do mestre no tatame é muito importante para os alunos. “Vocês devem valorizar o companheiro de treino porque Jiu Jitsu não se treina sozinho”, ensina. A Xtreme mantém a tradição da formação – um momento de reflexão e palavras dos faixas pretas aos demais alunos – no final de cada treinamento. “Parabéns a todos, ótimo dia de treino, agradeço a todos pela presença, aos faixas pretas que estão aqui na frente”, são frases do cotidiano ditas pelo Pedra que após essa abertura sempre encontra motivos e outras palavras para incentivar seus alunos a voltarem no dia seguinte e se dedicarem ao Jiu Jitsu.

 

Mestre Pedra (kimono azul), professoes, graduados e alunos do período noturno. Foto: Alexandre Tadeu / Xtreme

Mestre Pedra (kimono azul), professoes, graduados e alunos do período noturno. Foto: Alexandre Tadeu / Xtreme

 

Desde 2005, o dojô do mestre Pedra (faixa preta 3º grau), ocupa dois andares na esquina das ruas Azevedo Soares com a Coelho Lisboa no mesmo bairro onde tudo teve início, o Tatuapé. O local de treino onde já se formaram centenas de atletas começou a ser moldado em 1995, na Rua Azevedo Soares esquina com a Rua Itapura; transferiu-se para a Rua Nebulosa em 1998 e depois para a Rua Acuruí no ano 2000, até a chegada ao atual endereço. Mais recentemente, com a abertura de uma filial no bairro de Santa Clara (Rua Buenópolis, 134), um novo espaço para as artes marciais da Xtreme Gold Team teve início.

Leia todas as matérias sobre o que significa um dojô
O Dojô e as Artes Marciais
Dojô Xtreme Gold Team leva alunos ao destaque nos campeonatos

Superação, humildade, objetivo e exemplos dados pelo líder da Xtreme, são relembrados pelos hoje graduados black belt, a maioria formados ao longo de duas décadas nos dojôs mantidos pelo Pedra. O Jiu Jitsu, apesar de sua origem guerreira também é um esporte que assim como tantos outros, forma uma base sólida de caráter, educacional e disciplinar para muitos jovens que encontram nessa arte marcial o seu futuro. Nesses 21 anos da Xtreme Gold Team, muitos atletas e professores foram esculpidos no tatame através de treinamentos intensos, o resultado do seu empenho é o reconhecimento no Brasil e no exterior.

 

Tatame da Xtreme Gold Team onde treinam diariamente dezenas de alunos. Foto: divulgação / Xtreme

Tatame da Xtreme Gold Team onde treinam diariamente dezenas de alunos. Foto: divulgação / Xtreme

 

A sacralidade do dojô está no mérito e no respeito a ele cultuado, ali o esportista se curva às suas limitações, reconhecendo que para superá-las somente o tempo e a dedicação o levarão à perfeição. Diante do tatame, o artista marcial se dobra, cumprimentando-o ao entrar e sair, fazendo reverência simbólica ao mais sagrado dos locais num dojô. Ali ele aprende a manter-se firme frente às dificuldades do aprendizado e a não desistir, encontrando exemplos de firmeza e objetivos que se estendem à sua própria vida.

 



Acesse 79 imagens sobre este assunto na nossa página do Flickr

Miyamoto Musashi em uma das suas lutas, cujas histórias são contadas em 1.800 páginas do livro que leva o seu nome

Miyamoto Musashi em uma das suas lutas, cujas histórias são contadas em 1.800 páginas do livro que leva o seu nome. Foto: Utagawa Kuniyoshi (歌川国芳, Japanese, *1798, †1861)

Leia mais sobre
ARTES MARCIAIS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*