Zona Norte terá carreta da mamografia por 15 dias


Publicado em 12 maio de 2014, às 08h38

 

Acesse uma atualização deste asssunto

 

Veículo equipado com mamógrafo e ultrassom ficará no bairro por 15 dias, para atender mulheres a partir dos 50 anos sem necessidade de pedido médico.

Carreta do programa Mulheres de Peito, na Freguesia do Ó, zona norte da capital. Foto: Milton Michida

Carreta do programa Mulheres de Peito, na Freguesia do Ó, zona norte da capital. Foto: Milton Michida

O governador Geraldo Alckmin acompanhou ontem (11), a chegada da carreta-móvel do programa Mulheres de Peito à Freguesia do Ó, zona norte da capital. A carreta oferece mamografia grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Após passar por nove cidades do Estado, quatro na Grande São Paulo, quatro no interior e uma na Baixada Santista, o veículo volta à capital e ficará em frente ao Hospital Geral de Vila Penteado, na avenida Ministro Petrônio Portela, 1.642, por um período de pelo menos 15 dias.

“É muito importante a prevenção do câncer de mama, o principal vilão da saúde das mulheres. Por isso o governo do Estado lançou o programa Mulheres de Peito, com as cinco carretas percorrendo a capital e todo o Estado de São Paulo”, destacou o governador. “Na carreta, a paciente faz tudo: faz a mamografia, se precisar já faz o ultrassom. Se der algum problema, e a estatística diz que isso acontece em 1,2% das pacientes, a mulher já é encaminhada para o tratamento”, explicou Geraldo Alckmin.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas-móveis percorrem os municípios paulistas desde o início deste ano.

A previsão é que, por meio das unidades móveis, cerca de 60 mil mamografias a mais sejam realizadas por ano. No total, o investimento do governo do Estado é de R$ 14 milhões.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, desde que tenham em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

No evento na Freguesia do Ó, o governador Geraldo Alckmin também destacou outro importante programa de prevenção da Secretaria da Saúde, este voltado para os homens: é o Filho que Ama Leva o Pai ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

“No caso dos homens, os grandes vilões são o coração e o câncer de próstata. E homem que é mais rebelde. Com o programa, pelo mesmo telefone 0800-779-0000, ele marca o atendimento. Num sábado, agendado por telefone, ele vai ao AME e faz exame de coração e próstata. No sábado seguinte recebe os resultados, tem a análise do médico e, se houver necessidade, também é encaminhado para tratamento.”


Saiba mais

Carreta conta com mamógrafo, ultrassom e equipe de saúde

0800 complementa serviço da carretas da mamografia

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

7 Comentários

    • alotatuape

      Prezado Rebeca, leia com atenção a matéria “Carretas de mamografia oferecem exames gratuitos na capital e interior“, onde terá várias dicas clicando nos links. Na parte de “SERVIÇO” Outubro Rosa – Carretas de mamografia – Na capital – Santana Shopping até 29/10 Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2.780. Mais informações no 0800-779-0000. As informações são da assessoria do Governo do Estado de São Paulo.

      Envie uma Resposta
  1. Boa tarde.

    Gostaria de levar a minha mãe para fazer o exame e queria saber até que dia a carreta estará de frente para o hospital geral de vila penteado.

    Desde de já agradeço.

    Envie uma Resposta
    • alotatuape

      Gislaine, seja bem-vinda. Devido ao número de pessoas que está buscando informações estamos em contato com a Secretaria da Saúde de São Paulo, que disse irá nos dar mais informações dentro de alguns instantes. Se puder aguardar já lhe passaremos mais informações sobre as carretas.

      Envie uma Resposta
      • alotatuape

        Gislaine, bom dia. Acesse a aba Outubro Rosa e vai obter informações atualizadas sobre as carretas e os locais. Qualquer dúvida entre em contato.

        Envie uma Resposta
  2. gostaria de saber onde esta localizada a carreta da mamografia em sao paulo campanha outubro rosa 2015

    Envie uma Resposta
    • alotatuape

      Lenice, seja bem-vinda. Em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, esta nos esclareceu que São Paulo possui quatro carretas equipadas para atender esse tipo de exame, atualmente elas estão nos municípios de Poá, Sumaré, Santo Antonio do Pinhal e Taboão da Serra.

      Envie uma Resposta

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*