Barbosa diz que rebaixamento não muda trajetória de recuperação da economia


Quinta-feira, 10 de setembro de 2015, às 09h36


Agência Brasil | por Paulo Victor Chagas

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, disse ontem (9) que a perda do grau de investimento do Brasil não muda a trajetória de recuperação da economia brasileira.

Nelson Barbosa convocou uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto para transmitir uma mensagem de “tranquilidade e segurança” para todos. Ele afirmou que o país está trabalhando em várias frentes para consturir as condições do reequilíbrio fiscal.

 

Nelson Barbosa afirmou que o país está trabalhando em várias frentes para construir as condições de reequilíbrio fiscal. Foto: Arquivo/José Cruz/Agência Brasil

Nelson Barbosa afirmou que o país está trabalhando em várias frentes para construir as condições de reequilíbrio fiscal. Foto: Arquivo/José Cruz/Agência Brasil

 

De acordo com o ministro, o governo continua a honrar todos os compromissos e contratos e seguirá trabalhando para conter gastos e recuperar receitas.

Na noite de ontem, a agência de classificação de riscos Standard & Poor’s informou que reduziu a nota de crédito do Brasil de BB+ para BBB-.

“Tenho certeza de que a avaliação feita hoje será revertida à medida que as condições melhorem. Estamos trabalhando intensamente para melhorar essas condições”, afirmou.

“As pessoas podem ficar tranquilas que isso é apenas uma avaliação de uma agência de risco, que é importante. Trabalhamos para manter sempre a melhor avaliação por parte do mercado e de todos os agentes da economia.”

O ministro disse ainda que o governo brasileiro tem “todos os instrumentos” para resolver a situação fiscal, mas que isso depende de medidas legislativas e de um esforço conjunto. “Cabe ao Executivo propor medidas. Várias delas têm de tramitar no Congresso Nacional. Temos de respeitar o rito democrático de aplicação de medidas fiscais.”

Barbosa não descartou novas medidas, mas ressaltou que as atuais estão sendo implementadas na “velocidade necessária, possível e permitida pelos cenários econômico e político.”

“Estamos construindo as medidas necessárias para recuperação fiscal e do crescimento. Uma economia continental como a do Brasil, de 204 milhões de habitantes, que é a sétima economia do mundo, leva certo tempo para responder às medidas. Mas elas estão em operação. Novas medidas, se necessárias, serão adotadas”, disse, citando a reforma administrativa nos ministérios do governo como uma iniciativa para melhorar a gestão.

Ao ser perguntado se a notícia foi uma surpresa para o governo, Nelson Barbosa respondeu positivamente. “Temos trabalhado para manter o grau de avaliação do mercado no nível atual ou melhorar essa avaliação. Não é uma noticia boa, mas pode se revertida. Estamos trabalhando para isso”, concluiu.

A iniciativa apoiará o desenvolvimento sustentável do setor da pesca na região da América Latina e do Caribe através da promoção de recursos mais eficientes. Foto: Wikicommons/Alpha (CC)

A iniciativa apoiará o desenvolvimento sustentável do setor da pesca na região da América Latina e do Caribe através da promoção de recursos mais eficientes. Foto: Wikicommons/Alpha (CC)

Leia mais sobre
ECONOMIA

 

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza audiência pública interativa para sabatina de Rodrigo Janot Monteiro de Barros, indicado para ser reconduzido ao cargo de procurador-geral da República (PGR).  E/D: Em pronunciamento, senador Fernando Collor (PTB-AL); senador José Agripino (DEM-RN); senador Aécio Neves (PSDB-MG);  senador Alvaro Dias (PSDB-PR). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza audiência pública interativa para sabatina de Rodrigo Janot Monteiro de Barros, indicado para ser reconduzido ao cargo de procurador-geral da República (PGR). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Leia mais sobre
ALÔ BRASIL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This