Segunda-feira | 5 de julho, 2021

DEFESA DO CONSUMIDOR


Aprenda rapidamente como apagar seu dispositivo e impedir que bandidos usem dados bancários, senhas, cartões, etc.

Gerson Soares


O Procon de São Paulo tem questionado corporações e literalmente está “correndo atrás” desse assunto. Enquanto, medidas vão sendo estudadas, o órgão compartilhou vídeo com dicas para os proprietários de smartphones e iphones que podem evitar muita dor de cabeça, em casos de roubo, furto ou mesmo a perda dos aparelhos celulares.

Os bandidos querem ter acesso e obtenção dos dados “para realização de golpes bancários, como transferências, empréstimos, entre outras transações em nome da vítima, e o Procon-SP tem buscado meios para tentar proteger o consumidor dessas fraudes”, divulgou o órgão.

“Uma das formas de prevenir o problema é apagar o dispositivo de celular para impedir que o criminoso tenha acesso a ele. Se o consumidor tiver o seu smartphone roubado ou furtado, é necessário agir rápido,” alertou (assista ao vídeo).

SEU CELULAR FOI ROUBADO? VEJA O QUE FAZER

TV Procon-SP

O diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, orienta o consumidor como proceder para proteger seus dados.

Aja rápido

A orientação dada pelo Procon-SP às vítimas é que se protejam imediatamente após a ocorrência. “A vítima deve procurar por um celular ou computador disponível e, para modelos Android, digitar ‘android.com/find’; em seguida colocar seu login e senha; e clicar em ‘Limpar Dispositivo’. Para modelos da Apple – plataforma IOS, o consumidor deve digitar ‘Icloud.com’; em seguida digitar seu login e senha e clicar em ‘Buscar iPhone’ e, após, ‘Apagar iPhone’.”

No vídeo, o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, faz o alerta e ensina: “Se roubaram o seu celular, em pouco tempo uma quadrilha vai aplicar golpes na sua conta bancária e te causar prejuízos enormes. Não espere! Defenda-se. Não há tempo para você informar seu banco, corra para o primeiro celular ou computador e apague os dados do seu celular para que o bandido não possa aplicar o golpe”.

 

Ao ter seu celular roubado ou furtado, siga as dicas do Procon-SP. Imagem: aloart / freeimages

 

Prevenção do Problema

Conforme divulgado à imprensa e nas redes sociais, “desde o início dos relatos dos casos de golpes bancários após furtos e roubos de celulares, o Procon-SP tem agido para auxiliar o consumidor”.

No dia 23 de junho, a instituição iniciou as conversas com operadoras de telefonia, bancos, plataformas Apple e Google para tratar de mecanismos de segurança e medidas preventivas. Ficou definido que, em breve, será disponibilizada uma central com as orientações que o consumidor deve seguir nesses casos.

“O objetivo é centralizar as informações e facilitar a vida do consumidor. É dever das empresas oferecerem meios simples e rápidos para evitar que mais pessoas sejam vítimas desses criminosos”, avisou o diretor do Procon-SP.

O Procon-SP está analisando com os diferentes setores a melhor forma de implementar as medidas necessárias. “Nossa ideia é que o consumidor possa acessar um único número para fazer todos esses bloqueios, isso está em andamento, mas não está disponível ainda”, informou Capez após a reunião que ocorreu há menos de duas semanas.