A partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o público poderá conferir uma mostra que reafirma a relevância de uma produção fotográfica reconhecida internacionalmente como uma das mais potentes expressões visuais da Amazônia e da fotografia contemporânea artística.


O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo recebe a exposição Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará, um panorama da fotografia contemporânea feita por mulheres amazônicas. Projeto do Museu das Mulheres, com curadoria de Sissa Aneleh, a mostra nasce de um extenso trabalho de pesquisa que vem sendo realizado há mais de uma década e propõe reflexões sobre identidade, território e memória, a partir da perspectiva de temáticas de 11 fotógrafas.

 

Canoa e Barra de Saia Vila Caraparu, 1984. Fotografia analógica p&b. Foto: Leila Jinkings.

 

A exposição reafirma a potência do olhar feminino na fotografia contemporânea artística e destaca a importância da representatividade e da autonomia das mulheres na construção de narrativas visuais que traduzem a riqueza cultural e social da Amazônia e reúne cerca de 160 obras – incluindo fotografias, jornais artísticos, propostas fotográficas, áudios e vídeos – distribuídas em cinco andares do edifício do CCBB. A visitação inicia-se no 4º andar e segue um percurso descendente, até o subsolo, proporcionando ao visitante uma experiência fluida e imersiva, do tradicional ao experimental.

 

Cavaleiros da Jurema, nº I. Em colaboração com Pedro Olaia. Performance orientada para fotografia, 2016. Foto: Evna Moura.

 

Para compor essa exposição, Sissa Aneleh realizou uma pesquisa aprofundada sobre a fotografia na Região Norte, buscando compreender o papel das mulheres fotógrafas naquele contexto e na história. “Era essencial trazer uma representatividade diversa, tanto geracional quanto estética. A fotografia feita por mulheres no Pará desafia os limites entre a arte, a documentação e a experimentação – é uma importante ferramenta de resistência e afirmação identitária”, explica a curadora.

 

Primárias Cores. Etnia MeiKumer, São Félix do Xingu – Pará, 2012. Foto: Renata Aguiar.

 

A mostra apresenta um recorte inédito, que traça um panorama de mais de 40 anos de produção fotográfica feminina na Amazônia, reunindo gerações de artistas que exploram desde a experimentação visual até a documentação social. Entre as precursoras das décadas de 1980 e 1990 estão Bárbara Freire, Cláudia Leão, Leila Jinkings, Paula Sampaio e Walda Marques. Já a nova geração é representada por Evna Moura, Deia Lima, Jacy Santos, Nailana Thiely, Renata Aguiar e Nay Jinknss. Cada uma dessas artistas contribui, à sua maneira, para ampliar os repertórios da fotografia brasileira e desafiar concepções tradicionais sobre a Amazônia.

A exposição é patrocinada pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A produção é do Museu das Mulheres e da MADAI.

Programação especial

Na abertura da exposição Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará, o público poderá conferir uma programação especial no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo.

Bate-papo: a mostra estará aberta das 9h às 20h, e às 11h, no Cinema, acontece um bate-papo com as artistas Evna Moura, Renata Aguiar e Leila Jinkings, sob a mediação da curadora Sissa Aneleh.

Apresentação: no período da tarde, às 14h, haverá a apresentação Som em Cena: Encantarias Amazônidas, uma experiência sonora, realizada pelo CCBB Educativo, que se estende até 14h25 no Mezanino.

Show: encerrando a programação do dia, o show Vertentes: Ritmos do Pará, com Ellie Valente e Liége, acontece das 16h às 17h30, também no Mezanino, trazendo a riqueza musical da região em uma celebração vibrante da cultura amazônica.

CCBB Educativo – Arte e Cultura

O programa CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou uma série de atividades que dialogam com o conceito da mostra. Traz o Sensorial Estúdio: “Tá bem na foto!”, espaço que mostra como funciona o princípio da fotografia, por meio de uma câmara escura imersiva; brincadeira para os pequenos; oficinas de fotografia para crianças; e uma oficina para a produção de amuletos de proteção, feitos com cascas de árvores e sementes amazônicas, materiais sustentáveis de longa durabilidade, e fitas coloridas; contações de histórias; e mediação de leitura de livros inspirados na cultura amazônica e fotografia.

Serviço:

Exposição Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará
Período: 08 de março a 05 de maio de 2025
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico | São Paulo, SP
Ingressos gratuitos: Disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600 | ccbbsp@bb.com.br


Destaque – Imagem – Foto: Renata Aguiar / +aloart


Leia outras matérias desta editoria

Bronzes e Cristais, no Sesc Belenzinho, aborda a solidão e o companheirismo na velhice

Através do teatro de máscaras, Travessias Escénicas traz o tema para o palco. Bronzes e Cristais é um espetáculo de meias máscaras expressivas que revela a convivência de duas senhoras, Carmen e Leonor. O conflito gira em torno da preparação de uma festa....

Museu do Ipiranga inaugura Cinema no Museu

Projeto promove exibição de filmes brasileiros e debates com criadores das obras. A programação é gratuita e busca conectar a linguagem audiovisual com as histórias presentes nas exposições e acervos do Museu. O Museu do Ipiranga inicia um novo projeto, o...

CCBB São Paulo recebe exposição inédita que mapeia mais de 40 anos de fotografia feminina no Pará

A partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o público poderá conferir uma mostra que reafirma a relevância de uma produção fotográfica reconhecida internacionalmente como uma das mais potentes expressões visuais da Amazônia e da fotografia...

Programa Igual Diferente do MAM Educativo abre inscrições para cursos gratuitos, acesse

Prestes a completar trinta anos, programa prioriza acessibilidade e tem critérios socioeconômicos de seleção, com cursos de fotografia e linguagens gráficas. O Museu de Arte Moderna de São Paulo está com inscrições abertas para os novos cursos gratuitos do...

Cultura, Educação e ESG: como as empresas transformam comunidades locais por meio de iniciativas sociais

A integração de Cultura e Educação em estratégias ESG mostra como empresas podem gerar impacto social, promover a inclusão e transformar as comunidades locais. A demanda por parte de consumidores, investidores e comunidades têm levado as empresas a se...

Férias: veja as atividades disponíveis nos espaços culturais de São Paulo

Entre as opções de 28 de dezembro e 3 de janeiro, estão oficinas, brincadeiras lúdicas e exposições interativas. Os equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo estão com uma programação especial de férias. A...

Vestido de Noiva em cartaz no Teatro Anchieta – obra-prima de Nelson Rodrigues

Montagem inédita idealizada e dirigida por Helena Ignez, com Lucélia Santos, Djin Sganzerla e Simone Spoladore a frente de elenco composto por Jiddu Pinheiro, Clarisse Abujamra, Luciano Chirolli, Tuna Dwek, Michele Matalon, Luciana Fróes e Luiza Barros. A...