Quinta-feira, 5 de novembro de 2015, às 10h30
Conferência Geral da UNESCO, corpo diretor da agência da ONU, acontece entre os dias 3 e 18 de novembro com a participação dos 195 Estados-membros da Organização.
ONU Brasil
A Conferência Geral da UNESCO, está sendo realizada em Paris para determinar a direção dos programas e atividades da Organização pelos próximos dois anos, bem como decidir sobre questões de financiamento e governança. O encontro reunirá todos os 195 Estados-membros da UNESCO.

Cerimônia de abertura da 38ª sessão da Conferência Geral da UNESCO em Paris, no dia 3 de novembro de 2015. Foto: © UNESCO/Nora Houguenade
A próxima sessão da Conferência Geral marca também o 70º aniversário da Organização e sediará o Fórum de Líderes nos dias 16 e 17 de novembro, com a participação de um número sem precedentes de chefes de Estado e de Governo. A abertura da sessão da Conferência Geral ocorreu nesta terça-feira (3).
Nesta quarta-feira (4), cerca de 70 ministros de governo revisaram o marco de ação para a educação à luz dos recém-adotados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte da Agenda 2030 da ONU.
Antes da Conferência Geral, pela ocasião do Dia pelo Fim da Impunidade de Crimes contra Jornalistas, celebrado no último dia 2 de novembro, a diretora-geral da UNESCO lançou o relatório “Tendências Mundiais em Liberdade de Expressão e Desenvolvimento da Mídia”.
Durante a próxima sessão da Conferência Geral, os Estados-membros votarão na candidatura de Kosovo para que também passe a fazer parte da Organização, conforme recomendado pelo Conselho Executivo. Os Estados-membros da UNESCO também irão considerar conceder o status de Estados Associados para a ilha caribenha de Montserrat.

Sorocaba: em destaque o Parque Zoológica Quinzinho de Barros. Foto: Zaqueu Proença / Prefeitura de Sorocaba
Leia mais sobre
EDUCAÇÃO

Danos econômicos provocados pela elevação do nível do mar com eventos meteorológicos extremos associados a ressacas podem chegar a quase R$ 2 bilhões se não forem implementadas medidas de adaptação, estima estudo feito em Santos-SP. Foto: Leandro Negro/Agência FAPESP
Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO
Leia as últimas publicações