Segunda-feira, 16 de junho de 2014 às 18h07
Gerson Soares
Temos sido críticos ferrenhos e opositores à realização da Copa do Mundo da FIFA no Brasil desde quando o país ganhou esse direito, devido a tudo o que os brasileiros têm demonstrado nas ruas e àquilo em que nós mesmos acreditamos e já explicitamos por diversas vezes.
Porém, é justo, que após a emissão da nota que segue abaixo, disponibilizemos a oportunidade de divulgação dos esclarecimentos e conclusões aos quais a FIFA chegou, após a realização do seu congresso, realizado na semana passada em São Paulo. Ao analisar o documento, o leitor poderá tirar suas próprias conclusões. Leia a seguir.
Fifa – Perguntas frequentes: esclarecimento à situação
A FIFA é uma organização sem fins lucrativos que compartilha o sucesso da Copa do Mundo da FIFA com a comunidade global do futebol para desenvolver o esporte a partir da base e difundir valores positivos dentro e fora de campo.
Garantir que a Copa do Mundo da FIFA tenha um impacto positivo sobre o país-sede é fundamental e a FIFA realiza uma série de atividades que contribuem para deixar um legado futebolístico, ambiental, econômico e social positivo e duradouro.
Organizar um evento esportivo global é um processo complicado e desafiador para a FIFA e o país-sede, e pode gerar críticas e um debate nacional.
Algumas dessas críticas são justas, e a FIFA sempre procura ouvi-las para aprender como fazer melhor as coisas. Mas algumas dessas críticas são injustas e até mesmo se baseiam em uma deturpação dos fatos.
O documento a seguir procura esclarecer alguns desses equívocos para promover uma maior compreensão da Copa do Mundo da FIFA 2014 entre o público.
Leia o documento em PDF