Sexta-feira | 27 de março, 2020 | 20h10
Johns Hopkins University & Medicine – Estados Unidos da América, EUA
A área de Medicina da Johns Hopkins University se impõe como missão, dentre outros valores, melhorar a saúde da sua comunidade (está localizada em Baltimore, Maryland - EUA) e do mundo. É uma universidade de ensino superior privada e sem fins lucrativos fundada em 1875, com ênfase à pesquisa acadêmica.
Por Lisa Lockerd Maragakis, MD, MPH
Diretora Sênior de Prevenção de Infecções e Professora Associada de Medicina do Sistema de Saúde do Johns Hopkins. Especialista em doenças infecciosas. Com pesquisas em: Epidemiologia; prevenção e controle de infecções adquiridas na área da saúde; bacilos gram negativos resistentes a antimicrobianos.
O coronavírus pode viver em objetos? Pode se transportar por encomendas entregues pelo correio das áreas afetadas? Roupas? Comida?
Lisa Lockerd Maragakis: Estudos sugerem que os coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o novo coronavírus) podem permanecer na superfície por algumas horas ou até vários dias, dependendo da superfície, temperatura ou outros fatores ambientais.
Não há evidências de que a COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus, possa infectar pessoas através de alimentos ou que itens importados das áreas afetadas e enviados ou postados por correio ao longo de dias ou semanas estejam espalhando o COVID-19. Até agora, as evidências sugerem que é mais difícil pegar o vírus de uma superfície macia (como tecido) do que de superfícies duras frequentemente tocadas, como botões de elevador ou maçanetas.
Devo parar de ir à academia?
LLM: Se o novo coronavírus estiver se espalhando em sua comunidade, tenha cuidado com todas as exposições possíveis, inclusive na academia ou em um centro de treinamento. O vírus não é transmitido pela transpiração (suor), mas itens tocados por muitas pessoas (halteres, etc.) podem representar um risco. Pegue seus próprios lenços com pelo menos 60% de álcool e limpe qualquer máquina, tapete ou equipamento usado.
Posso pegar o novo coronavírus do meu cão ou gato?
LLM: Não há evidências de que animais de companhia, como cães e gatos possam espalhar o novo coronavírus para as pessoas. Jason Villano (DVM, MS, M.Sc.) Professor Assistente de Patobiologia Molecular e Comparada, um especialista em veterinária da Johns Hopkins, diz: “Os relatórios recentes de um cão em Hong Kong testando positivo para um ‘baixo nível de infecção’ do novo coronavírus não significa que o cão realmente foi infectado pelo vírus ou pode transmiti-lo. O teste usado pode detectar até uma pequena quantidade de partículas virais, e um teste adicional precisa ser realizado para confirmar a infecção.”
Da mesma forma, não houve relatos de animais de companhia adoecendo com COVID-19. Por se tratar de um novo vírus, os especialistas recomendam uma boa higiene ao manusear ou cuidar de seus animais de estimação. Lave as mãos antes e depois de interagir com os animais e evite beijá-los ou deixá-los lamber você ou compartilhar sua comida. Pessoas doentes com COVID-19 devem deixar alguém cuidar de seus animais. Se isso não for possível, os pacientes devem usar uma máscara enquanto cuidam do animal.
Por Gerson Soares
Leia mais sobre
CORONAVÍRUS: RESPOSTAS DE VALOR
Leia mais sobre
CORONAVÍRUS
Leia as últimas publicações