Coronavírus: perguntas e respostas | New Scientist (Inglaterra, UK)


Sábado | 28 de março, 2020 | 10h59

 

New Scientist magazine – Inglaterra, UK


Esta é a revista semanal de ciência e tecnologia mais popular do mundo. Seu site, aplicativo e edições impressas cobrem notícias internacionais do ponto de vista científico e fazem as perguntas mais importantes sobre a vida, o universo e o que significa ser humano.

Sobre matéria de Jessica Hamzelou

A revista NewScientist publicou na última quarta-feira (25) uma reportagem de Jessica Hamzelou sobre quanto tempo o coronavírus permanece ativo em superfícies, pronto para infectar alguém. “A Covid-19 é uma doença respiratória e se espalha amplamente através de gotículas no ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra”, disse à repórter o virologista John Lednicky, da Universidade da Flórida, EUA.

De acordo com a publicação, quando uma pessoa fala também ocorre a dispersão de pequenas gotículas de saliva tão leves que podem viajar no ar e atingir os olhos. Mas, segundo o cientista, esse tipo de transmissão e a chance de contrair o coronavírus dessa forma ainda não está comprovada.

Conforme a reportagem, as partículas que caem sobre superfícies podem conter uma camada de muco que as ajuda a sobreviver. No entanto, a luz ultravioleta pode destruir a capacidade de alguns vírus de reinfectar pessoas. O calor e a umidade também podem desativá-los.

A repórter Jessica questiona o cientista se vale a pena desinfetar as compras on-line quando elas chegam em casa. Lednicky diz que a maioria dos produtos de limpeza caseiros não matam o coronavírus. “E mesmo se você usar um produto que faz isso, é improvável que consiga limpar todos os cantos e recantos de, por exemplo, um cacho de uvas”.

A NewScientist informou ainda que na semana anterior à matéria em referência, “uma equipe liderada por Vincent Munster, do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA (National Institute of Allergy and Infectious Diseases, Hamilton, MT), em Montana, publicou uma pesquisa sugerindo que o vírus pode sobreviver em superfícies de plástico e aço inoxidável por até 72 horas”.

A pesquisa, à qual tivemos acesso, atesta ainda: “No cobre, nenhum SARS-CoV-2 viável foi medido após 4 horas e nenhum SARS-CoV-1 viável foi medido após 8 horas. No papelão, nenhum SARS-CoV-2 viável foi medido após 24 horas e nenhum SARS-CoV-1 viável foi medido após 8 horas”.

Portanto, a partir desses dados, podemos dizer que o coronavírus sobrevive por 4 horas em uma superfície de cobre e até 24 em papelão. O SARS-CoV-1 é o coronavírus humano mais intimamente relacionado ao SARS-CoV-2 (1), conforme estudos realizados na China.

Resumidamente, os coronavírus humanos derivam de animais. Cresce em todo o mundo a aceitação entre os cientistas de que a COVID-19 tenha se originado num pequeno animal conhecido como pangolim.

A publicação dos resultados foi feita no The New England Journal of Medicine, sob o título “Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1”.


(1) Wu A, Peng Y, Huang B, et al. Genome composition and divergence of the novel coronavirus (2019-nCoV) originating in China. Cell Host Microbe 2020;27:325-328.

Por Gerson Soares

Imagem: aloart

Leia mais sobre
CORONAVÍRUS: RESPOSTAS DE VALOR

Leia mais sobre
CORONAVÍRUS

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This