Domingo, 12 de outubro de 2014, às 11h42
Hoje é o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, uma fé incontestável que move milhões de brasileiros ao Vale do Paraíba, em São Paulo. A pequena cidade de Aparecida, no Norte do Estado, se prepara anualmente para receber os romeiros, que principalmente nesta época se dirigem para lá em busca de milagres, cumprir promessas pelas graças recebidas e ainda pelo turismo e curiosidade.
Segundo a assessoria de comunicação do Santuário Nacional de Aparecida, a festa da Padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas: dia da Imaculada Conceição (08/12 ); 5º domingo após a Páscoa; 1º domingo de maio (mês de Maria ); 7 de setembro (Dia da Pátria).
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua assembleia geral de 1953, determinou que a festa fosse celebrada, definitivamente, no dia 12 de outubro, pelos seguintes motivos: associação com a data de descobrimento da América, comemoração do dia da Criança (A Virgem Mãe de Deus e nossa!), e por ser outubro o mês do encontro da Imagem milagrosa, no Rio Paraíba do Sul, em 1717.
Por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, o então Presidente da República, General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei Nº 6 802, de 30 de junho de 1980, “declarando feriado federal o dia 12 de outubro para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida”, conforme consta no Diário Oficial da União de 1º de julho de 1980.
Nossa Senhora Aparecida a Padroeira do Brasil: Fé