Estresse pré-vestibular pode atrapalhar o desempenho na prova


Terça-feira, 24 de novembro de 2015, às 10h38


Veja como aliviar a ansiedade.

A fase das provas vestibulares começou, elevando consideravelmente o nível de estresse dos vestibulandos. A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), que em 2015 selecionará alunos para 9.568 vagas em cursos da USP e 120 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é a mais importante prova do país – este ano superou a marca de 142,6 mil inscritos.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

 

Escolher uma carreira, por si só, já eleva a ansiedade; nos momentos que antecedem o exame, esta sensação se intensifica. “Os candidatos carregam grande carga de cobrança e expectativa – é uma grande competição na qual eles precisam superar centenas de outros indivíduos que estão lá pelo mesmo motivo. Em um único dia, ele precisa canalizar todo o conhecimento adquirido ao longo de vários anos de estudo”, explica a dra. Jerusa Smid, membro do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

A especialista ressalta, ainda, que a cobrança excessiva dos pais, dos professores, dos colegas e de si próprio só aumenta o medo de falhar e decepcionar; deixando o estresse mais intenso e a noção de responsabilidade maior. “Alto nível de apreensão diminui a capacidade de prestar atenção; ou seja, apesar de estudar muito, o candidato não conseguirá responder às questões adequadamente”, explica Smid.

É possível, também, sentir os efeitos fisicamente, como ânsia de vômito; desmaios; palpitação; dores de cabeça e estomago; taquicardia; e insônia. “Este último deve ser analisado com especial atenção, considerando que a falta de sono, crônica ou na véspera da prova, pode piorar o desempenho do vestibulando”, explica.

Mantenha-se calmo

No momento da prova é fundamental respirar calmamente e focar toda sua atenção, não se dispersando em outros estímulos. O aluno também deve alimentar-se bem antes do teste e manter-se hidratado por todo o período. “Durante o vestibular, além de beber bastante água, é importante ingerir alimentos leves, que forneçam energia”, reforça a médica.

Ao longo dos estudos, uma dica da dra. Jerusa é não isolar-se do mundo, praticando atividade física e cultivando as relações sociais; o estudo deve ser intercalado com momentos de prazer. Atividade aeróbica ajuda a aliviar o estresse, descarregando adrenalina, que melhora o funcionamento do corpo. “No dia que antecede a prova, procure dormir cedo para descansar bem o corpo e a cabeça, além de não ingerir bebida alcoólica. Não adianta estudar neste dia, apenas relaxe”.

Se essa luta tem de ser enfrentada, o apoio é muito importante. Ilustração: aloart. Foto: Stock Photo

Câncer de mama: se essa luta tem de ser enfrentada, o apoio é muito importante. Ilustração: aloart. Foto: Stock Photo

Leia mais sobre
MEDICINA

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil
Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo
Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo
Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo
Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores
Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo
Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo
Itália em São Paulo
  • Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil

  • Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo

  • Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo

  • Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo

  • Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores

  • Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo

  • Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo

  • Itália em São Paulo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*