Se a natureza resolver se manifestar através das chuvas diárias, prepare-se! A falta de energia pode acompanhar os fenômenos naturais.
Já virou costume, choveu falta luz! O que pode ter um tom de brincadeira na verdade é muito sério e leva os moradores de São Paulo à loucura. “Nunca se viu tanta falta de luz e sempre choveu”. A frase pode ser ouvida em qualquer lugar. “Eu morei perto da Rua Apucarana e nunca tive esse problema, aqui é esse inferno”, reclamava a moradora que atualmente reside na Rua Reboujo, no bairro Tatuapé, zona leste da capital paulista.
Árvores caídas
Por volta das 07h30 da manhã de sábado (24/02), conversamos com moradores na Rua Professor Pedreira de Freitas, onde vários troncos e galhos de árvores se misturavam à fiação que estava no chão. Nenhum veículo da Enel SP ou de qualquer empresa responsável pelos fios estava no local. É importante salientar que a companhia – que pode perder a concessão do fornecimento de energia na cidade de São Paulo (saiba mais) – tem autorização para fazer podas. Portanto, a prevenção poderia evitar tantos problemas. Até às 8h da manhã deste domingo (25/02), a imagem em destaque fala por si só: a situação continua inalterada. Não foi possível saber se a fiação pertence à companhia fornecedora de energia elétrica ou aos serviços de internet, mas nada foi feito.
Falta luz
Durante e após qualquer chuva mais acentuada, várias áreas da cidade sofrem interrupções de energia elétrica que duram horas ou dias. Equipamentos ultrapassados e a falta de investimentos podem estar contribuindo para aumentar os transtornos causados à população. “Os atuais religadores utilizados pela Enel não estão integrados às modernas redes de comunicação, chamadas de internet das coisas (IoT). Sua comunicação com a central se dá por meio de rádios convencionais”, explica Lellis Júnior da HartBR (saiba mais).
Tatuapé e outros bairros sem energia elétrica
Na área da Rua Pantojo, entre o Jardim Anália Franco e Água Rasa, moradora informou a falta de luz. Na Vila Gomes Cardim, as quedas continuam constantes. Neste sábado, após a chuvarada no final da tarde de sexta-feira (23/02), parte da Rua Serra de Bragança e Apucarana ficaram sem energia elétrica. Contradizendo a moradora que reclamava na Rua Reboujo, se antes não havia o problema agora ele existe. Moradores de Vila Formosa ficaram sem luz entre sexta-feira e sábado, assim como nas imediações da Rua Emília Marengo esquina com Rua Itapura no Tatuapé. Estes são alguns locais onde a Enel SP atua, sendo as informações que conseguimos apurar rapidamente.
Prejuízos
A falta de investimentos (saiba mais) por parte da Enel SP deveria causar análise urgente e mais profunda pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mas mesmo diante de tantas reclamações as providências não estão sendo percebidas pela população. O comércio, as indústrias, empresas prestadoras de serviços que utilizam internet e computadores, hospitais e os paulistanos de modo geral padecem com a dúvida na maior cidade do Brasil. As constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica causam imprevisibilidade nos negócios e outros prejuízos incalculáveis.
Destaque – SP, 25 fevereiro, 2024 – Rua Professor Pedreira de Freitas, Tatuapé: troncos, galhos e fiação espalhados pela via desde a sexta-feira, 23, causam insegurança aos moradores, motoristas e acentuam as dúvidas sobre o fornecimento de elétrica na maior cidade do país. Foto: aloimage
Publicação:
Domingo | 25 de fevereiro, 2024