Sexta-feira, 8 de dezembro de 2017 às 19h25

Torre do relógio, originalmente trazido da Inglaterra, agora restaurado. Foto: Gilberto Marques/A2img
Menos de 48 horas após o incêndio que destruiu parte do conjunto arquitetônico de valor inestimável para a cidade de São Paulo, teve início uma série de ações emergenciais para garantir a segurança e preparar o local para os trabalhos de restauro e recuperação.
O novo site do Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz mostra as diversas etapas desse trabalho desde 2015 até este mês de dezembro de 2017. Nesta quarta-feira (6) visitou as obras, marcando a conclusão do trabalho nas fachadas e esquadrias. Restaurado, o tradicional relógio da torre da Estação da Luz foi reativado. A previsão é que no segundo semestre de 2019, tudo volte a funcionar normalmente.
“Talvez, se escolhermos três ícones de São Paulo, um deles seria a Estação da Luz, que é do século 19”, relembrou Alckmin. “Fizemos as estações subterrâneas interligando o trem da CPTM com o Metrô, com isso pudemos usar o prédio para o Museu da Língua Portuguesa, que recebeu quatro milhões de visitas, um dos mais visitados do Brasil”, comentou.

O governador do Estado de São Paulo, participa da entrega do 27º e 28º novos trens para a CPTM - Linha 7 - Rubi e da entrega do restauro das fachadas e esquadrias e do relógio da torre do Museu da Língua Portuguesa. Local: São Paulo/SP Data: 06/12/2017 Foto: Gilberto Marques/A2img
A obra está dividida em três etapas: após o restauro das fachadas (concluída) e da reconstrução da cobertura do edifício, restauro dos pátios e torreões (iniciada em setembro de 2017, agora em andamento), será realizada a obra do interior do prédio. Por último, terá início a instalação da museografia.
“A estação está sendo inteirinha restaurada, inclusive a parte que não pegou fogo. A cobertura de zinco já está no porto de Santos, 27 toneladas vindo do Peru”, comentou. “Teremos um museu ainda mais moderno e interativo, fortalecendo nossa cultura e a língua portuguesa”, destacou o governador.

Museu da Língua Portuguesa: previsão de entrega no segundo semestre de 2019. Foto: Gilberto Marques/A2img
Novo site durante a reconstrução
Como parte das ações para manter viva a conexão entre o Museu da Língua Portuguesa e seu público, durante o período de reconstrução foi lançado um novo site da instituição: www.museudalinguaportuguesa.org.br, construído com a premissa de permitir a navegação de todos os públicos – com ou sem algum tipo de deficiência –, contando com recursos de acessibilidade digital.
No site os usuários podem acompanhar as novidades da reconstrução, relembrar o histórico do Museu e ter contato com entrevistas e artigos relacionados à língua portuguesa.
As informações são da Secretaria de Estado da Cultura
Leia mais sobre
ENTRETENIMENTO
Leia as últimas publicações