Sábado, 5 de setembro de 2015, às 05h15
Grávida de seis meses de seu primeiro filho, Benjamin, a jornalista Glória Vanique, apresentadora do Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, é a madrinha da campanha #gravidezsemalcool contra a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), edição 2015.

Campanha visa conscientizar sobre os perigos do álcool durante a gestação. Imagem: Divulgação / SBP | aloart+
“Há quem diga que sou radical, que uma tacinha de vinho não faz mal. Alguns mais velhos inclusive indicam ‘beber cerveja preta para ajudar a dar leite’. Porém, pesquisando sobre o assunto, ouvi de muitos médicos que o feto demora duas vezes mais pra eliminar o álcool do que a mãe, ou seja, quando a gente começa a ter aquela leve sensação do álcool no nosso corpo, o bebê já está sentido os efeitos faz tempo. Além disso, existem sequelas que ainda são estudadas, como o de parto pré-maturo e o de problemas na formação do bebê”.
A campanha #gravidezsemalcool contra a SAF visa conscientizar as futuras mamães sobre o risco da ingestão de álcool durante a gestação. Evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê.
Esta é uma iniciativa da Sociedade de Pediatria de São Paulo, de abrangência nacional, com apoio institucional da Marjan Farma, e apoio Sociedade Brasileira de Pediatria; Conselho Regional de Medicina de São Paulo, Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo SOGESP, Associação Paulista de Medicina e Associação Brasileira das Mulheres Médicas – Seção São Paulo, Academia Brasileira de Neurologia, entre outras instituições.
Leia mais sobre
MULHER

Gestação e Assoalho Pélvico: fisioterapia como fator preventivo. Problema independe do tipo de parto. Foto ilustrativa: divulgação
Leia mais sobre
SAÚDE
Leia as últimas publicações