Quinta-feira, 11 de dezembro de 2015, às 20h07
Instituto Butantan vai liderar última fase dos testes; serão vacinados 17 mil voluntários em 13 cidades brasileiras.
Do Portal do Governo
São Paulo entra na reta final para produzir a primeira vacina brasileira contra a dengue. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) autorizaram o pedido do Governo do Estado para o início da terceira fase de testes.

O Governador de São Paulo, durante anuncio da liberação para a 3ª fase da vacina contra dengue. Foto: Ciete Silvério/A2img
O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira (11), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. “Já foi feita a fase 1, a fase 2, e essa autorização é para a fase 3, que é a última. Estamos com uma grande possibilidade de ter uma vacina com uma dose única contra os quatro tipos de vírus. Então é um fato extremamente importante, do ponto de vista científico. A gente fica muito orgulhoso de São Paulo ter dado esse grande passo para ajudar o país e a ciência”, declarou o governador.
Os estudos clínicos envolverão 17 mil voluntários em 13 cidades nas cinco regiões brasileiras (veja aqui). A perspectiva é vacinar o número total de participantes em até um ano. Os resultados da pesquisa dependem de como será a circulação do vírus, mas o governo do Estado e o Butantan avaliam ser possível ter a vacina disponível até 2017.

Brasília - Governador Geraldo Alckmin participa de reuniao com a presidente Dilma sobre o combate à epidemia do Zika Virus. Foto: Paulo Negreiros
Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO
Leia as últimas publicações