Ministro da Saúde, Chioro é criticado e questionado na Câmara dos Deputados


Quarta-feira, 29 de abril de 2015, às 13h19


O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) ressaltou, há pouco, a ausência do “outro lado do Mais Médicos” na exposição do ministro Arthur Chioro. De acordo com o parlamentar, o Tribunal de Contas da União (TCU) estimou em 49 % o índice de rejeição dos bolsistas do programa durante o atendimento. “O senhor faz uma exposição perfeita sobre as condições da saúde, mas omite como o governo vai financiar a saúde”, criticou. A audiência está em andamento neste momento.

Agência Câmara – Macris criticou com veemência a pouca atenção dada pelo ministro à máfia de órteses e próteses. Hoje o assunto é tratado na Câmara dos Deputados por meio uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) com a finalidade de investigar denúncias de cartelização na fixação de preços e distribuição dos equipamentos, e direcionamento da demanda dos serviços médicos por interesses privados.

 

Ministro da Saúde e questionado quanto aos programas "Mais Médicos" e "Mais Especialidades", também foi questionado sobre a Máfia das Órteses e Próteses, além de outras questões ligadas à sua pasta. Foto: Reprodução TV Câmara

Ministro da Saúde e questionado quanto aos programas "Mais Médicos" e "Mais Especialidades", também foi questionado sobre a Máfia das Órteses e Próteses, além de outras questões ligadas à sua pasta. Foto: Reprodução TV Câmara

 

O ministro participa de audiência promovida pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Fiscalização Financeira e Controle; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

O deputado Célio Silveira (PSDB -GO) questionou, em tom de ironia, se o próprio ministro Arthur Chioro teria a “coragem” de ser atendido por médicos cubanos. O parlamentar quis saber inclusive se o Programa Mais Especialidade um novo programa do governo para a área de saúde, também será destinado a captar médicos do país caribenho.

De crítica também foi o tom do deputado Mário Heringer (PDT- MG). Segundo ele, os médicos que ingressam no programa o fazem em busca de aprovação mais rápida nas provas exigidas pelo curso. “Não é criando faculdades ‘pernetas’ que vamos avançar na área médica, a carreira médica deve ser encarada com seriedade”, enfatizou.

O petista Henrique Fontana (RS), por sua vez, defendeu que o Mais Médico seja avaliado como uma política de estado, em vez de motivar disputas eleitorais. “Precisamos fazer um esforço para retirar esse programa da disputa entre governo e a oposição”, ponderou. O deputado reforçou a necessidade de lançamento do Mais Especialidades, um novo programa do governo para a área de saúde.

A deputada Flávia Morais (PDT- GO) salientou o caráter provisório do Mais Médicos e defendeu a criação de planos de carreiras para médicos brasileiros, a fim de que estes, após formados, permaneçam no País. Ela também defendeu campanhas mais elucidativas sobre o parto normal e maior agilidade no procedimento de cirurgias críticas. Nesse ponto, o deputado Dr. Sinval Malheiros (PV-SP) chamou a atenção do ministro para as grandes filas de espera e a qualidade de atendimento das santas casas.

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil
Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo
Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo
Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo
Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores
Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo
Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo
Itália em São Paulo
  • Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil

  • Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo

  • Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo

  • Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo

  • Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores

  • Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo

  • Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo

  • Itália em São Paulo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*