MP e SES/SP firmam convênio sobre cadastro de receptores de órgãos


Terça-feira, 21 de abril de 2015, às 20h12

Acordo garante acesso dos Promotores aos dados da
Central de Notificação, Captação e Distribuição.

O Ministério Público do Estado de São Paulo e a Secretaria Estadual da Saúde firmaram, no último dia 9, Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de promover, acompanhar, avaliar e fiscalizar, de forma célere, sistemática e informatizada, a obediência do cadastro técnico de receptores de órgãos, tecidos e partes do corpo humano.

O acordo foi assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, e pelo Secretário Estadual da Saúde, David Uip.

 

O Secretário Estadual da Saúde, David Uip, e o Procurador-Geral, Márcio Elias Rosa, assinam o Termo de Cooperação. Foto: MPSP / Divulgação

O Secretário Estadual da Saúde, David Uip, e o Procurador-Geral, Márcio Elias Rosa, assinam o Termo de Cooperação. Foto: MPSP / Divulgação

 

O Termo de Cooperação prevê que a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos disponibilizará ao Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Sociais acesso ao sistema informatizado do cadastro de receptores de órgãos, tecidos e partes do corpo humano, necessário ao exercício das atuações funcionais dos Promotores de Justiça.

A Secretaria de Saúde também indicará os transplantes realizados, com individualização do paciente, local de realização da operação e a ordem ocupada pelo receptor na lista, bem como a justificativa fundamentada no caso de algum receptor ter sido preterido na fila do cadastro técnico. Informará, ainda, os órgãos, tecidos ou partes do corpo humano adequadamente extraídos de doadores e não aproveitados para fins de transplantes, com comprovação da causa impossibilitadora e destino do órgão.

Nos casos de descumprimento das normas adotadas pelo Sistema Estadual de Transplantes, a Secretária de Saúde informará ao MP-SP as medidas eventualmente adotadas para fins de investigação e providências cabíveis contra os responsáveis.

O acordo também prevê apoio técnico mútuo nas áreas bibliográfica, legislativa e jurisprudencial, compartilhamento de sistemas informatizados e a promoção de cursos para membros do MP e dos técnicos do Sistema Estadual de Transplantes.

Também participaram da cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação, realizada na sede do MP-SP, o Coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Agenor Spallini Ferraz, e a Promotora de Justiça Assessora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Direitos Sociais Aline Jurca Zavaglia Vicente Alves.

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil
Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo
Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo
Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo
Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores
Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo
Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo
Itália em São Paulo
  • Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil

  • Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo

  • Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo

  • Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo

  • Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores

  • Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo

  • Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo

  • Itália em São Paulo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*