Onyx Lorenzoni apresenta balanço dos primeiros 100 dias de governo


Sexta-feira | 12 de abril, 2019 | 18h31


Governo fará balanços periódicos para acompanhar cumprimento de metas.

 

Ministro Onyx Lorenzoni fala sobre a transparência das ações do governo. Foto: Ascom / Casa Civil

 

governo federal fará balanços periódicos a fim de acompanhar de perto o cumprimento de metas, a exemplo do que fez hoje (11), em cerimônia alusiva aos 100 primeiros dias do governo Jair Bolsonaro. Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a ideia é continuar avançando em pontos como o do chamado “revogaço”, a extinção de cargos de comissão, a criação de um comitê interministerial de combate à corrupção e o portal único do governo na internet.

Onyx reiterou o desejo do Brasil de integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo ele, desde a transição, o governo vem adotando como norma de organização, planejamento e método as normas de governança pública desenvolvidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que têm referência na OCDE. “O que nós assistimos hoje no balanço dos primeiros 100 dias é a aplicação de um modelo de governança pública que difere, desde a sua origem, absolutamente, de todos os governos que nos precederam, ou seja, o Brasil passa a adotar um modelo de governança que se equipara as 34 principais Nações do Mundo que é uma exigência para os países que pretendem ser membros do OCDE”, disse.

Revogaço

O ministro-chefe da Casa Civil ressaltou a importância e a continuidade do “revogaço”. Além do que já foi anunciado, ele informou que quer reduzir ainda mais o número de decretos até chegar a 5 mil. “Temos uma parafernália de portarias, resoluções, acordos interministeriais. São 27 mil decretos que atormentam a vida das pessoas”, apontou. De acordo com o ministro, a equipe técnica da Casa Civil está debruçada para dar continuidade a esse trabalho. “O que nós queremos é mandar a mensagem clara do Bolsonaro. O presidente quer simplificação e clareza”.

Previdência

Para o chefe da Casa Civil, a nova Previdência será um dos principais instrumentos para alcançar o equilíbrio fiscal no Brasil. Ele afirmou que as análises financeiras do governo serão feitas mensalmente para o acompanhamento das mudanças e, se forem necessários, ajustes sejam feitos. “Nós vamos mês a mês. ‘Ah, não foi bom, então puxa por aqui’. Nós vamos nesses espaços. A gente não pode ter planejamento de médio prazo porque estamos desequilibrados”, explicou.

Bolsa Família

Ainda segundo o ministro, além do combate às fraudes no programa do Bolsa Família, o regime de austeridade fiscal aplicado pelo governo nos 100 primeiros dias possibilitou a garantia do 13º salário para o Bolsa Família. “Quando trabalhamos com seriedade, com decência e cuidando do dinheiro público, é possível transformar, mesmo no período de equilíbrio fiscal, o Estado brasileiro ainda mais fraterno para aqueles irmãos e irmãs que precisam dessa rede de solidariedade que começam a ser construídos no governo”, declarou.

Autonomia do Banco Central

Sobre a autonomia do Banco Central, o ministro Onyx explicou que o projeto de lei enviado ao Congresso sugere que o Brasil possa contar com uma “ferramenta muito importante utilizada pelas principais Nações do mundo para dar confiança e tranquilidade à economia”.

Fonte: Planalto

Bolsonaro faz a entrega do projeto da Nova Presidência aos presidentes das duas casas do Congresso Nacional. Foto: Marcos Corrêa/PR

Leia mais sobre
ALÔ BRASIL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil
Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo
Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo
Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo
Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores
Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo
Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo
Itália em São Paulo
  • Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil

  • Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo

  • Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo

  • Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo

  • Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores

  • Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo

  • Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo

  • Itália em São Paulo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*