Produção industrial cai em julho e acumula queda de 6,6% em 2015, diz IBGE


Quarta-feira, 2 de setembro de 2015, às 15h28


Agência Brasil | por Vinícius Lisboa

A produção industrial do Brasil diminuiu 1,5% de junho para julho, divulgou hoje (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação de julho com o mesmo mês do ano anterior, a queda chegou a 8,9%. Em 2015, o Brasil acumula perdas de 6,6% na produção industrial, segundo o IBGE. Nos últimos 12 meses, a queda chega a 5,3%.

Na avaliação do gerente da coordenação de indústria do IBGE, André Macedo, o resultado de julho mostra que o ritmo de queda ganhou força. “Quando a gente observa os resultados mês a mês, há claramente um aumento na intensidade dessa perda”, diz o gerente, que acrescenta: “Desde setembro do ano passado, são oito meses de taxas negativas e só em três meses tivemos avanços na produção. E essas taxas positivas foram ligeiramente positiva”.

 

Queda da produção industrial: “Baixo nível de confiança do empresário, reduzindo o investimento, baixo nível de confiança do consumidor, o que diminui a demanda, deterioração do mercado de trabalho, aumento da taxa de desemprego, escassez do crédito”. Foto: Daniel Vazquez / Stock Photos. Sobrefoto: aloart

Queda da produção industrial: “Baixo nível de confiança do empresário, reduzindo o investimento, baixo nível de confiança do consumidor, o que diminui a demanda, deterioração do mercado de trabalho, aumento da taxa de desemprego, escassez do crédito”. Foto: Daniel Vazquez / Stock Photos. Sobrefoto: aloart

 

A queda registrada em julho é a maior do período citado por Macedo. Em abril, a produção havia caído 1,4%. Os únicos resultados positivos desde setembro foram 0,1% em outubro, 0,3% em janeiro e 0,4% em maio.

A queda na produção em julho comparada ao mês anterior ocorreu em praticamente todas as categorias econômicas: os bens de capital tiveram redução de 1,9% e os intermediários, 2,1%. Para os bens de consumo, foi registrada queda de 1,1%, apesar do aumento de 9,6% na produção de bens duráveis. A produção dos semiduráveis e dos não duráveis foi 3,4% menor que em junho.

A retração na produção industrial se refletiu em 14 dos 24 ramos pesquisados pelo IBGE. A principal influência negativa para o resultado geral foi da indústria de alimentos, em que a produção caiu 6,2%.

As atividades de bebidas também caíram 6,2% e as de coque – produtos derivados do petróleo e biocombustíveis – recuaram 1,7%.

O pesquisador do IBGE aponta que uma série de fatores estão influenciando a redução da produção. “Baixo nível de confiança do empresário, reduzindo o investimento, baixo nível de confiança do consumidor, o que diminui a demanda, deterioração do mercado de trabalho, aumento da taxa de desemprego, escassez do crédito”, citou.

Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, explicam o  Projeto de Lei do Orçamento de 2016, em coletiva no Palácio do Planalto. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, explicam o Projeto de Lei do Orçamento de 2016, em coletiva no Palácio do Planalto. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Leia mais sobre
ECONOMIA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil
Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo
Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo
Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo
Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores
Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo
Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo
Itália em São Paulo
  • Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil

  • Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo

  • Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo

  • Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo

  • Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores

  • Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo

  • Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo

  • Itália em São Paulo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*